OPINIÃO

Recicle a sua árvore de Natal

Ideias para decorações de Natal únicas, exclusivas, ecológicas, baratas e divertidíssimas.

Enfeitar sem gastar muito? Sim, é possível. E está na moda. Reciclando desperdícios e dando asas à imaginação, pode criar em família uma decoração de Natal só vossa. Tintas brilhantes (pergunte aos seus filhos, que eles sabem o que são) e muito daquilo que normalmente manda para a reciclagem são a matéria-prima bastante para fazer enfeites bonitos e originais. E divertir-se a fazê-los, ainda por cima. Aqui ficam algumas ideias.

 

 

 

_JORNAIS VELHOS Para fazer pasta de papel, com a qual pode fazer bolas, estrelas ou bonecos para a árvore e para o presépio. Pinte-os ou cole fotografias da família.

 

_RECIPIENTES DE IOGURTES Pinte-os com tinta ou escreva frases natalícias. Ou, no caso dos miúdos, os presentes que vão pedir ao Pai Natal.

 

_CÁPSULAS DE CAFÉ USADAS Depois de limpas, podem servir como enfeite para a árvore.

 

_CONCHAS E BÚZIOS APANHADOS NA PRAIA Pinte-os e pendure-os na árvore. Ou cole-os nos rolos de papel higiénico ou garrafas pequenas.

 

_PALHINHAS OU PAUS DE GELADO Colados, podem formar uma estrela para colocar no topo da árvore.

 

_MEIAS VELHAS E RESTOS DE PAPEL DE EMBRULHO Para decorar garrafas vazias ou rolos de papel higiénico. Pode fazer pinguins, bonecos de neve e anjinhos. Ponha a imaginação a trabalhar.

 

_ ROLO DE PAPEL HIGIÉNICO OU GARRAFA DE ÁGUA PEQUENA Pode fazer um anjinho de Natal, juntando uma bola de ping-pong para fazer a cabeça e botões para os olhos. Faça as asas com pedaços de tecido velho ou papel de alumínio. 

Susana Pinheiro
Fotografia: Teresa Aires [árvore criada pela decoradora Maria Barros]