OPINIÃO

Brownie, crumble, macaron e gelado de cogumelos

Gelado de cogumelos? Porque não?

Sim, os cogumelos também podem entrar na sobremesa. Uma tentação do chef Henrique Mouro, para 4 pessoas.

GELADO DE COGUMELOS
INGREDIENTES:
250 g de natas, 250 g de leite gordo, 50 g de cogumelos (de Paris, Rocas pleurothus), 75 g de açúcar granulado, 3 gemas

Leve as natas, o leite e os cogumelos a ferver, reserve o preparado fora do lume e deixe em infusão. Passados 20 minutos volte a aquecer a infusão e junte o açúcar e as gemas batidas, tendo atenção para não deixar talhar as gemas. Arrefeça o preparado e coloque-o numa sorveteira.

BROWNIE

INGREDIENTES: 1 ovo, 75 g de açúcar, 30 g de amêndoa moída, 75 g de chocolate com 70% de cacau, 40 g de manteiga

Numa taça, junte o ovo o açúcar e a amêndoa moída e bata com umas varas. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e junte ao preparado anterior. Coloque numa forma de bolo e leve ao forno dez minutos a 180ºC.

MACARON

INGREDIENTES: 50 g de claras, 65 g de açúcar granulado, 65 g de farinha de amêndoa, 65 g de açúcar em pó, 5 g de cacau em pó

Junte as claras e o açúcar, coloque em banho-maria, até que o açúcar se dissolva. Bata o preparado anterior numa batedeira ou com umas varas até obter um merengue. Peneire a farinha de amêndoa, o açúcar e o cacau em pó e envolva com cuidado no merengue até obter um aparelho homogéneo. Coloque o preparado num saco de pasteleiro e forme pequenos discos num tabuleiro. Deixe o tabuleiro num local com corrente de ar até os discos formarem uma película. Leve ao forno pré-aquecido a 140ºC.

CRUMBLE

INGREDIENTES: 50 g de farinha de amêndoa, 75 g de farinha, 100 g de manteiga, 50 g de açúcar

Misture todos os ingredientes, até obter grânulos e leve ao forno a 180ºC até dourarem.

Adriana Freire