Audi ganha nova ‘limousine’

Direitos Reservados

O Audi A3 Limousine  é «apenas» uma nova versão do modelo que já vai nos 3,5 milhões de unidades vendidas – números que o fabricante alemão pretende ampliar com a carroçaria de três volumes. Mas não desanimem os que ainda sonham vir a ter um clássico A3 Sportback, pois ele continuará a ser produzido.

O espaço que separava o Audi A3 do A4 acaba de ser preenchido com o novo A3 Limousine. Um ato pleno de sentido, consideran­do que a nova berlina permite uma econo­mia de cinco mil euros quando comparada com a versão similar do A4. Uma quantia que pode ganhar ainda mais expressão – dadas as menores dimensões do A3 – se a utilização a dar a ambos os carros for maio­ritariamente citadina.

Apesar de ligeiramente mais exíguo em termos de espaço interno, o A3 é ainda assim senhor de uma excelente habitabilidade – tanto nos lugares dianteiros como nos mais recuados –, sendo perfeitamente compatível com o modelo superior no que toca a equi­pamentos, qualidade dos materiais ou mesmo em termos de segurança. Além do requinte na qualidade dos materiais a que a Audi já nos habituou, este Limousine está equipado com um sistema de navegação MMI Plus que permite a ligação a telemóveis e leitores portáteis através de Bluetooth, assim como um leitor de DVD e um controlo por voz com identificação de palavras completas a que se junta um sistema de som Bang & Olufsen.

Direitos Reservados

Com uma capacidade de armazenamento de 425 litros, a bagageira do A3 Limousine perde apenas 55 litros para a versão A4, ou seja: o espaço correspondente a uma pe­quena mala. Muito equilibrado em termos dinâmicos – há quem defenda que o ter­ceiro volume acentuou essa caraterística –, o A3 Limousine 2.0 Sport a que tivemos acesso revelou-se agradável de conduzir. Um facto em parte promovido pela sus­pensão desportiva, mais baixa 15 mm em relação ao solo, mas também pelos 150 ca­valos que o motor diesel de dois litros dis­ponibiliza e que, em apenas oito segundos, coloca o A3 nos 100 km/h.

A outra versão diesel disponível tem 105 cv e pertence ao bloco 1.6 TDI. Quanto às versões a gasolina, dispõem dos bloco: 1.4 TFSI de 125 cv e 1.8 TFSI de 150 cavalos. A versão superequi­pada que a Audi colocou à disposição da Notícias Magazine ultrapassa os 53 mil euros, mas é possível adquirir o novo A3 Limou­sine a partir de 28 840 euros.

FICHA TÉCNICA

A3 LIMOUSINE 2.0 TDI SPORT

MOTOR: 4 CILINDROS DIESEL, 1968 CC, POTÊNCIA: 105 CV/3500 RPM BINÁRIO MÁXIMO: 320 NM/1750-3000 RPM TRANSMISSÃO: CAIXA MANUAL DE SEIS VELOCIDADES ACELERAÇÃO 0-100: 8.7 S VELOCIDADE MÁXIMA: 220 KM/H CONSUMOS: URBANO – 5.2; ESTRADA – 3,5 EMISSÕES DE CO2: 107 G/KM PREÇO: 28 840 EUROS