OPINIÃO

Ursinhos de pão

Estes ursinhos de pão são, na verdade, uma espécie de pãezinhos de leite. Mas muito mais fofos.
ursinhos de pão

Se quiser ousar ainda mais nas suas criações, experimente pincelar os seus ursinhos de pão com clara de ovo e cobri-los com flocos de aveia ou coco ralado antes de os meter no forno. Vai parecer que têm pelo.

INGREDIENTES:

300 g de farinha autolevedante para bolos
1 colher de sopa de açúcar
1 pitadinha de sal
1 pitadinha de canela (opcional)
175 g de leite à temperatura ambiente
40 g de manteiga também à temperatura ambiente
1 ovo
1 colher de sobremesa de fermento de padeiro

FAÇA ASSIM:

Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento de padeiro e acrescente o açúcar, o sal e a canela, envolvendo bem todos os pós.

Adicione o ovo e o leite, amassando sempre até conseguir que a massa ganhe elasticidade. (Neste ponto, para ter mais espaço de manobra, pode tirar a massa da tigela e trabalhá-la antes sobre uma folha de papel vegetal ou uma superfície enfarinhada.)

Acrescente entretanto a manteiga e continue a amassar até obter uma bola manejável e macia. Volte a colocá-la na tigela levemente enfarinhada (para não pegar), tape com um pano e deixe repousar entre uma a duas horas, até a massa dobrar de volume.

Por esta altura já pode ir aquecendo o forno a 200º C, enquanto finaliza os pãezinhos.

Amasse ligeiramente a bola para soltar o ar e forme cerca de 15 bolas maiores e 30 bolas pequeninas (as orelhas). Ajuste o número de cabeças e de orelhas à quantidade de massa, dependendo do quanto ela tiver crescido.

Disponha as cabeças num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (também pode colocá-las em forminhas de papel) e cole duas orelhas em cada uma delas com um pouco de água. Uma vez montados os ursinhos, volte a cobrir com um pano e ponha-os a repousar mais um quarto de hora.

Depois é só levá-los a cozer no forno por uns 10 a 15 minutos, até ficarem douradinhos. Deixe arrefecer e desenhe os olhos e o nariz com uma caneta/bisnaga de chocolate.

Pode tornar-se difícil comer os ursinhos de pão no final, de tão fofinhos que ficam. Mas garantimos-lhe que são deliciosos e fazem um vistão sobre a mesa.