Ursinhos de pão

ursinhos de pão

Se quiser ousar ainda mais nas suas criações, experimente pincelar os seus ursinhos de pão com clara de ovo e cobri-los com flocos de aveia ou coco ralado antes de os meter no forno. Vai parecer que têm pelo.

INGREDIENTES:

300 g de farinha autolevedante para bolos
1 colher de sopa de açúcar
1 pitadinha de sal
1 pitadinha de canela (opcional)
175 g de leite à temperatura ambiente
40 g de manteiga também à temperatura ambiente
1 ovo
1 colher de sobremesa de fermento de padeiro

FAÇA ASSIM:

Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento de padeiro e acrescente o açúcar, o sal e a canela, envolvendo bem todos os pós.

Adicione o ovo e o leite, amassando sempre até conseguir que a massa ganhe elasticidade. (Neste ponto, para ter mais espaço de manobra, pode tirar a massa da tigela e trabalhá-la antes sobre uma folha de papel vegetal ou uma superfície enfarinhada.)

Acrescente entretanto a manteiga e continue a amassar até obter uma bola manejável e macia. Volte a colocá-la na tigela levemente enfarinhada (para não pegar), tape com um pano e deixe repousar entre uma a duas horas, até a massa dobrar de volume.

Por esta altura já pode ir aquecendo o forno a 200º C, enquanto finaliza os pãezinhos.

Amasse ligeiramente a bola para soltar o ar e forme cerca de 15 bolas maiores e 30 bolas pequeninas (as orelhas). Ajuste o número de cabeças e de orelhas à quantidade de massa, dependendo do quanto ela tiver crescido.

Disponha as cabeças num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (também pode colocá-las em forminhas de papel) e cole duas orelhas em cada uma delas com um pouco de água. Uma vez montados os ursinhos, volte a cobrir com um pano e ponha-os a repousar mais um quarto de hora.

Depois é só levá-los a cozer no forno por uns 10 a 15 minutos, até ficarem douradinhos. Deixe arrefecer e desenhe os olhos e o nariz com uma caneta/bisnaga de chocolate.

Pode tornar-se difícil comer os ursinhos de pão no final, de tão fofinhos que ficam. Mas garantimos-lhe que são deliciosos e fazem um vistão sobre a mesa.