Uma casa com as cores do verão

Texto Ana Patrícia Cardoso

Há várias gerações na mesma família, esta casa precisava de uma reforma para lhe trazer de volta o charme de outrora. O projeto do atelier Spacemarkers teve como objetivo manter os traços originais, mas trazer uma energia renovada, com cores garridas que lembram a época mais quente do ano.

Num casamento entre o passado e o presente, algumas das peças, que estão na família há anos, foram recuperadas e continuam a fazer parte do legado do espaço.

Os amarelos, roxos, rosas, azuis estão bem vivos nos seis quartos da casa, na cozinha ou na sala de estar, lugar onde a família se junta, antigo celeiro e estrebaria. Num ambiente descontraído convivem os padrões florais com os geométricos, como a pele de zebra ou as riscas do candeeiro.

As paredes e os pavimentos mantêm a neutralidade para dar destaque aos acessórios. Esse equilíbrio permite que móveis e objetos, alguns na casa há muitos anos, sejam o verdadeiro ponto do interesse de cada divisão. Num casamento entre o passado e o presente, algumas das peças, que estão na família há anos, foram recuperadas e continuam a fazer parte do legado do espaço.

As mesas de cabeceira e uma cómoda foram pintadas de amarelo, a máquina de costura, o antigo ferro de engomar a carvão e os pratos antigos completam o cenário de tradição. As plantas dão o toque final, dentro e fora de casa, neste ambiente exuberante e alegre como o verão deve ser.

FICHA DO PROJETO:
Casa de férias
Autor: Spacemakers – Ana Proença e Célia Mestre