OPINIÃO

Top 10. Das melhores piadas secas ao testemunho de quem viu um avião aterrar na praia

Recorde as histórias mais lidas na Notícias Magazine em Agosto. Da recuperação de incêndios, aos recados trocados entre pais e avós sobre as crianças durante as férias

1 – As 25 melhores piadas secas

«O que diz um tomate para outro? Tu matas-me?» Quem não sabe aquela piada seca que desbloqueia qualquer conversa? A verdade é que as piadas nunca são de mais.

2 – Os estrangeiros que estão a reconstruir uma aldeia

No interior do concelho de Figueiró dos Vinhos, onde o terrível incêndio de meados de junho também chegou, há uma aldeia repovoada por várias famílias estrangeiras. Alemães, holandeses, suíços, suecos e checos vivem em comunhão.

3 – As Crónicas para a avó e da avó sobre as férias com os netos.

Primeiro os “Recados para uma avó que vai ficar com os netos alguns dias em agosto”, depois foi a “Resposta da avó que ficou com os netos alguns dias durante as férias”.

4 . Os erros de português

Resolvemos ir à procura dos erros mais frequentes da língua portuguesa. À de ver que são mais frequentes do que imagina. Viu algum?

5 .Namorados já estão prontos para viver juntos

Tomar a decisão definitiva de ir viver com alguém de quem se gosta é um dos marcos mais importantes na história de um casal, excitante e assustador em igual medida. Como saber se está na altura de dar esse passo?

6 .O Veterinário que se especializou a fotografar as gentes do campo

Jorge Bacelar é veterinário e fotógrafo amador. Tira retratos que parecem pinturas a agricultores em cozinhas e currais, fotografias com rugas e mãos de trabalho, animais do campo, frutos da terra. As imagens do doutor da Murtosa que quer enaltecer as suas gentes já ganharam vários prémios pelo mundo.

7 . Vítimas invisíveis dos incêndios

Primeiro salvam-se as vidas humanas, depois os animais domésticos, a seguir as casas. É segundo esta cartilha que os bombeiros atuam nos incêndios. Há no entanto um grupo que fica fora da escala: os animais selvagens.

8 .«Sempre aceitei a minha irmã como ela é». Como é a vida de quem tem um irmão com deficiência?

Aprenderam cedo a pensar mais nos outros do que em si, a tornar-se autónomos para não sobrecarregarem os pais, a ser melhores pessoas quando foram tocados pela deficiência na família. Transformaram a fraqueza em força. Mas os outros filhos, irmãos de pessoas com deficiência, nem sempre se sentem compreendidos e valorizados.

9 .Handmaid’s Tale: a série que está a assustar as mulheres americanas

Mais de trinta anos depois do lançamento do livro de Margaret Atwood, Handmaid’s Tale chegou à televisão. Com várias referências à presidência de Donald Trump, a história de uma sociedade futurista onde homens poderosos são legalmente autorizados a violar mulheres.

10 . “Gritos. Descontrolada. Fora de meu corpo – os meus filhos! Os meus Filhos!”

Maria Ana Ferro, autora do blog A Mãe Já Vai, estava na praia quando a aeronave aterrou de emergência matando um homem e uma criança. O testemunho de quem tinha dois filhos no areala