Tem uma família grande? Então estas dicas são para si.

Ter uma família numerosa pode ser um desafio a vários níveis. Quer na organização do tempo, quer nas contas, a ginástica é grande e, por vezes, há que criar mecanismos para que ninguém se atropele. Mariana d'Avillez escreveu o livro Mãe de Sete em que fala da sua experiência com sete filhos e deixa algumas ideias que adoptou para a organização lá em casa.

Texto de Ana Patrícia Cardoso

8. Fazer um Excell

Fazer um documento para assinalar todos os cêntimos gastos. No final do ano pode-se perceber onde se gasta mais. «Aproveitamos todas as promoções, não me lembro da última vez que comprei detergente pela totalidade do preço.» Onde se gasta mais? «Sapatos para rapazes. É impossível, eles não param de crescer.»

7. Dividir as tarefas

Não há tempo a perder antes de ir para a escola e quando chegam a casa. Há que manter as coisas simples. Apostar nos banhos de cinco minutos e ensinar cada um a vestir-se sozinho desde cedo. Enquanto eles estão a preparar-se, a mãe pode dedicar-se a preparar as refeições para todos.

6. Ter sempre sopa em casa

Quando há atrasos e as crianças começam a reclamar de fome, é importante ter uma sopa pronta para irem comendo e assim ganhar tempo.

5. A ajuda dos mais velhos

Os filhos mais velhos são uma ajuda essencial. Quando já têm uma certa idade, podem começar a assumir o papel de cuidadores. Aos fins de semana, quando os pais podem dormir mais um pouco, são os adolescentes que dão o pequeno-almoço aos mais pequenos.

4. Bebé dorme no berço

Habituar o bebé a dormir no berço. A tentação de adormecer o bebé na cama do casal é muita, mas quando há outros filhos para cuidar, o melhor é que desde cedo a criança se habitue a dormir no seu espaço.

3. Tempo para o casal

É difícil e requer tempo e programação – e a ajuda de familiares e amigos. São eles que cuidam das crianças para os pais terem aquele jantar romântico ou mesmo um fim de semana. O tempo a dois é fulcral para manter a relação saudável.

2. Férias são férias

Durante todo o ano, a rotina é essencial, mas, durante aquelas semanas em família, deve haver espaço para deixá-los mais à vontade, sem as mesmas restrições de horários que têm de respeitar noutros meses do ano.

1. Mãe de Sete

Um pai, uma mãe, sete filhos, dois cães, dois burros, dois patos, três galinhas. Mariana d’Avillez escreveu um livro para contar a sua experiência com uma família numerosa e deixa estas dicas que podem ajudar a organização lá em casa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.