Arrepende-se de alguma coisa na sua vida? Eles sim

A dada altura das nossas vidas, todos percebemos que o arrependimento é humano. Pode ser uma palavra que tenhamos proferido ou calado de todo, um gesto (ir)reprimido, uma atitude (não) tomada.

Texto de Ana Pago | Fotos de Shutterstock

Uma promessa por cumprir, uma tatuagem imponderada, um corte de cabelo calamitoso. O tempo que faltou dar a outra pessoa ou um amor (não) vivido que ainda hoje dói. Só alguém com uma capacidade de encaixe perfeita poderá dizer que não se arrepende de nada ou até achar o arrependimento inútil, mas não é. Foi graças a ele que o homem pré-histórico aprendeu com os erros e se conseguiu preservar a espécie.

Arrepender-se implica consciência e desenvolvimento moral. Implica a capacidade de criticar a própria conduta, a possibilidade de progredir.

«O arrependimento pode ser bom se o arrependido deixar de incorrer nos mesmos comportamentos, corrigir algo ou compensar o mal que fez», afirma o psicólogo clínico Miguel Lucas, vendo o sentimento de culpa como alavanca para o desenvolvimento pessoal se soubermos encará-la de forma construtiva. Ficar a ruminar não serve de nada, muito pelo contrário. É fundamental seguir em frente usando as experiências negativas como promotoras de crescimento.

«O arrependimento pode matar se não o complementarmos com algo de positivo, como a decisão de mudar e atos efetivos nesse sentido», sublinha o psicoterapeuta Vítor Rodrigues. Se assim não for, tende a retirar-nos energia e a baixar-nos a autoestima até limites perigosos, como depressões profundas. «Arrepender-se implica consciência e desenvolvimento moral. Implica a capacidade de criticar a própria conduta, a possibilidade de progredir», diz. Mais do que pensarmos em nós como autores de erros passados, é saudável pensarmo-nos como aprendizes da vida que farão melhor no futuro.

ALGUNS ARREPENDIMENTOS FAMOSOS

8. NICOLE KIDMAN

A tão prometida juventude custou-lhe a expressão do rosto e a atriz de 49 anos reconheceu que entrou em guerra contra as rugas com botox e se arrependeu do resultado. «Agora que já não uso, voltei a poder mexer a testa», brinca Kidman.

7. TOM CRUISE

Aos 54 anos, o ator arrepende-se de algumas atitudes que prejudicaram a sua imagem junto da opinião pública, nomeadamente da mediática declaração de amor que fez à ex-mulher, Katie Holmes, saltando no sofá de Oprah Winfrey.

6. LEONARDO DICAPRIO

Em entrevista à Vanity Fair, onde anunciou não gostar da fama, DiCaprio disse arrepender-se de ter sido Jack Dawson em Titanic, sem se importar com o facto de ter sido aquele papel a cimentar a sua reputação em Hollywood.

5. STEVEN SPIELBERG

Em 2002, quando E.T. – O Extraterrestre celebrou 20 anos, o realizador lançou em DVD uma edição do filme com algumas modificações que irritaram o público, como substituir as armas dos polícias por walkie talkies. «Vivi para me arrepender disso. Fiquei dececionado por roubar às pessoas a memória que tinham.»

4. DANIEL RADCLIFFE

Foram três anos de dependência em que todos os dias bebia sozinho. Soube que tinha de parar após uma noite que o apagou durante oito horas, altura em que apelou aos amigos para o ajudarem a largar o vício de que muito se arrepende. «Não bebo desde agosto de 2010, aquilo estava a destruir-me», confessa o ator de 27 anos.

3. L.A. REID

O empresário dispensou Lady Gaga quando a artista ainda era nova no mundo do espetáculo, sem imaginar o êxito estrondoso que viria a ser a sua carreira. «Mandá-la embora foi a pior coisa que fiz na vida», reconhece hoje.

2. LADY GAGA

Por sua vez, numa entrevista dada ao locutor de rádio Howard Stern, a cantora admitiu ter sido viciada em drogas e afirmou arrepender-se de cada linha de cocaína que cheirou. «Nunca toquem nisso. É o diabo», avisa os fãs.

1. AXL ROSE

(Foto de Paulo Spranger/Global Imagens)

Tinha uma relação tempestuosa com Erin Everly, mas arrependeu-se imediatamente depois de ter pedido o divórcio à ex-mulher. «Choro de todas as vezes que me lembro de como nos tratávamos», revela o vocalista da banda Guns N’ Roses.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.