Telemóvel meu, há alguém mais bem vestida do que eu?

Adora mudanças de visual, testar novas cores de cabelo e os tons tendência de maquilhagem, mas o corre-corre do quotidiano não deixa margem para ver as montras? Não se preocupe, a tecnologia trabalha a seu favor e há várias apps que permitem poupar tempo – e até dinheiro.

Texto de Catarina Ferreira

10. GLAMSCOUT

Se vir uma imagem de uma maquilhagem que adoraria copiar, basta tirar uma fotografia e carregá-la na Glamscout. A aplicação identifica os tons nos olhos, nos lábios e no rosto e diz-lhe, através do espólio de 80 marcas, onde pode adquirir produtos do mesmo tom. Pode experimentar a maquilhagem virtualmente, usando a câmara do telemóvel.

9. VISADA

Analisa a sua imagem para desenvolver um perfil de beleza personalizado. Utilize uma fotografia sua e a app faz uma avaliação da pele e cuidados com os olhos, oferecendo sugestões sobre como melhorar o regime de beleza. Para maquilhagem e cabelo, oferece sugestões de produtos em cores e tons específicos.

8. PS DEPT

Se pretende obter conselhos de moda de um consultor profissional ou roupa para uma ocasião especial, pode recorrer à PS. A aplicação está associada a estilistas de muitas marcas e lojas como Chloe, Net-à-Porter ou Stella McCartney. O aconselhamento é gratuito e depois de encontrar o que procura pode comprar através da app.

7. MALLZEE

A aplicação mais utilizada no Reino Unido pode organizar a sua roupa, criando feeds por categorias como «Roupa de trabalho» ou «Roupa para sair à noite», permitindo examinar mais de 200 marcas de moda. Se fizer uma lista de desejos, a app envia notificações da descida de preços dos itens de que gosta.

6. LIKE TO KNOW IT

Esta aplicação vive de imagens do Instagram. Cada vez que fizer «gosto» numa fotografia da rede social, em cinco minutos a app envia-lhe um e-mail com os links das peças para que possa comprá-las. Algumas marcas registadas na aplicação permitem compras diretas. Outras enviam links para poder adquirir as peças e acessórios.

5. STYLECT

Para ajudar a encontrar o calçado dos seus sonhos. Deslize através de mais de 50 mil propostas de sapatos de designers como Louboutin ou outros mais acessíveis. Sempre baseado no seu estilo e gosto, Stylect permite buscas quanto a cor, preço e estilo. A aplicação não serve só de montra, também permite compras.

4. THE HUNT

Se vir alguém com uma peça de roupa que adorou e não sabe onde comprá-la, tire uma fotografia e os quatro milhões de utilizadores ajudam na «caça», dizendo-lhe onde comprar este item, ou semelhantes. A busca serve não só para roupa mas também para sapatos, acessórios e até produtos de beleza.

3. POLYVORE

Lembra-se dos antigos livros de colagens de roupas de bonecas? Polyvore é a versão tecnológica. A aplicação permite que os utilizadores façam colagens com diferentes peças, oferecendo novas conjugações. Pode ver conjuntos que nunca teria pensado que pudessem resultar e segundo a ocasião.

2. POSE

Pose fornece-lhe a previsão meteorológica, segundo a localização, e mostra sugestões de conjuntos para vestir. Tem também sugestões para crianças. Para afinar a pesquisa, pode utilizar filtros que permitem simular situações como «roupa de trabalho» ou «batizado» e sugestões para esses eventos.

1. STYLEKICK

Stylekick permite que os utilizadores façam compras diretamente a partir de fotografias de streetstyle. A aplicação recomenda roupas e peças para comprar, baseada no estilo e interesses do utilizador. Cada pessoa tem o seu próprio perfil, onde pode carregar fotografias para ter comentários de outros utilizadores

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.