Seis famílias em que as crianças também gostam de cozinhar

Texto de Ana Patrícia Cardoso

Família Simões

Receita: Bolo Arco-Íris
O Francisco (Kiko), de quatro anos, ainda não diz a palavra fermento – «femento?» – e já está a ajudar as irmãs, Maria, 10, e Clara, 8, a fazer a receita do bolo Arco-Íris «que toda a gente nos pede quando vamos a festas» diz a mãe, Rita Simões.
O casal Rita e Alexandre incentivam, desde cedo, os três filhos a participarem nas refeições, afinal, «o tempo passa demasiado rápido e logo estão crescidos. Nós queremos aproveitar cada momento em família. E divertimo-nos muito.» Quando era jovem, Rita nunca teve a confiança para participar em concursos, «nunca achei que fosse ganhar». Com os filhos, quer inverter essa tendência. «Quero que eles ganham essa segurança e que percebam que o importante é participarem e divertirem-se». Com Maria a dar as principais indicações, os três montam o bolo em camadas verde, amarelo e vermelho – as cores de Portugal. O chantilly e as frutas e um pouco de improvisação à mistura dão o toque final, que é muito apetecível.

Família Pereira

Receita: Espetadas de Lombinhos de Porco com Bacon
Quim Barreiros e as músicas «Mestre da Culinária» e «Comer, Comer» foram a banda sonora escolhida para o vídeo da família Pereira. Três mulheres põem mãos à obra para cozinhar as «famosas» espetadas de lombinhos de porco com bacon de que «toda a gente gosta». A mais nova, Filipa, de 6 anos, tem até um chapéu de chef, «porque é para ganhar», diz a mãe, Marília, que também participa na receita, juntamente com a cunhada Susana. Desde os quatro que Filipa se aventura na cozinha e já é conhecida pelos «deliciosos queques». No que toca a refeições, «já vai tendo a função de cortar os enchidos, as salsichas ou os queijos.» Na confeção das espetadas, entre a mãe e a tia, a miúda vai ajudando a temperar e a colocar nos pauzinhos, sempre com um ar muito atento. Uma verdadeira profissional. No final, uma mesa farta, com a receita pronta e arroz de cenoura e batatas para acompanhar, alimenta toda a família.

Família Silva

Receita: Hambúrgueres Artesanais
É Gabriel, de quatro anos, quem assume o papel principal no vídeo da Família Silva. As gémeas Diana e Laura, de 15 anos, são uma preciosa ajuda e a mãe Cidália está de olho para garantir que corre tudo como planeado. Afinal, os hambúrgueres artesanais têm vários passos e os acompanhamentos também vão ser cozinhados. Há que preparar a carne, juntar-lhe especiarias (Laura gosta particularmente desta parte), sem esquecer o bacon e a cebola fritos ou a beringela. O mais novo vai acompanhando tudo com a curiosidade típica da idade. Com um gosto especial pela culinária que começou a desenvolver-se aos oito anos, nos escuteiros, as gémeas foram as principais impulsionadoras da participação no passatempo Brincar na Cozinha. «Gostam muito de ver o programa Masterchef e estão sempre a pesquisar coisas e a inventar receitas», diz a mãe orgulhosa. Escolheram esta receita porque é fácil de fazer e «cada um pode fazer a sua combinação». E Gabriel tem uma opinião vincada sobre o que quer no seu hambúrguer. «Oh, mãe eu não quero isso (bacon). Não gosto. Eu nunca “o” provei mas já sei que não gosto.»

Família Gonçalves

Família Coutinho

Família Sousa

Receita: Tarte de bacalhau com legumes
A tarte de bacalhau com legumes iria ser confecionada na cozinha da casa da família Sousa, mas é na cozinha de brincar da filha Camila, de 5 anos, que o vídeo começa. Com um à vontade natural para a ocasião, a pequena faz a introdução ao prato escolhido. A mãe Gabriela explica a razão. «Escolhemos esta tarte porque não é difícil de fazer e bacalhau é sempre um dos pratos favoritos dos portugueses. Porque não fazê-lo de forma diferente?» Camila vai explicando os passos com a confiança de quem já passa algum tempo na cozinha, apesar da idade. «Ela adora ajudar-nos, quer sempre lavar alguma coisa e fingir que está a fazer a mesma coisa na cozinha de brincar. Está sempre a inventar pratos para as bonecas.» Desta vez não foi brincadeira e o gosto pela culinária levou mãe e filha à final do passatempo Brincar na Cozinha que se realiza, ao vivo, em setembro.