Saborosa e versátil: conheça a solha

A solha é um peixe de carne branca, macia e húmida. Pode chegar até aos 50 anos de idade, 95 cm de comprimento máximo e 7 kg de peso. Contudo, é raro encontrar um exemplar destes – o comprimento médio varia entre os 20 e os 25cm, atingindo cerca de 500g de peso. Da família dos peixes-chatos (linguados, pregados e outros), a solha ou solha-avessa é uma espécie comum na nossa costa, o que a torna bastante económica. O seu habitat estende-se desde o nordeste do atlântico no Mar Branco ao sul de Portugal, Mar do Norte e Mar Báltico Ocidental, ou seja, desde a costa portuguesa à Suécia, passando por Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda e Bélgica. É um peixe muito versátil para qualquer tipo de receita, seja assado, grelhado, frito ou simplesmente cozido.

CRIATIVIDADE NO CONSUMO
Os peixes mais achatados, como a solha, são especialmente indicados para assar no forno, adicionando pão ralado ao filete. O forno cria uma crosta protetora e a carne fica mais macia e gostosa.

VALORES NUTRICIONAIS
(por cada 100gr)

  • 90 kcal
  • Vitaminas: B12, D
  • Minerais: Fósforo

COMO CONSERVAR
Preferencialmente, compre o peixe fresco, para consumir no próprio dia. Caso seja necessário, pode conservar na parte inferior do frigorífico, por 1 ou 2 dias.

O consumo regular de peixe ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e o colesterol alto.


Tacos de solha com abacate: que tal lhe parece esta diferente e saborosa receita?

Saiba mais sobre os alimentos que lhe fazem bem em