OPINIÃO

Bruschetta: uma das melhores invenções da cozinha italiana

Tostar o pão na grelha. Esfregar com alho. Regar com azeite. Cobrir com ingredientes a gosto. A bruschetta é uma das mais famosas e práticas entradas italianas e permite tantas variações quanto a imaginação deixar. Também pode fazer parte de uma refeição ligeira ou aperitivo.
Bruschetta de queijo e romã

Receitas Adriana Freire | Fotografia Daniela Quintela/Global Imagens

4. Bruschetta de mozzarella, pesto e tomate

8 fatias de pão, 1 mozzarella.
Para o pesto: 1 ramo de manjericão, 3 c. de sopa de pinhões, 1 dente de alho, 1 dl de azeite extra virgem, 4 c. de sopa de queijo parmesão ralado e sal.
Para o pesto: coloque no copo misturador o manjericão, os pinhões, o dente de alho, o azeite e o sal e triture tudo grosseiramente. Por fim, misture o queijo parmesão, de preferência acabado de ralar.
Torre o pão e barre com o pesto, por cima, coloque uma fatia de queijo e leve ao forno por dois ou três minutos até o queijo começar a derreter. Sirva de imediato.
4 PESSOAS | 20 MINUTOS | ECONÓMICO

3. Bruschetta de tomate seco, parmesão e rúcula

8 fatias de pão, 1 chávena de tomate seco em azeite, 2 dentes de alho, 3 c. de sopa de miolo de amêndoa, parmesão e rúcula.
Para o pesto: coloque no copo misturador o tomate seco e o azeite do mesmo, os dentes de alho, as amêndoas, o sal e triture tudo grosseiramente.
Torre o pão e barre com o pesto, por cima, coloque lascas de queijo parmesão e folhas de rúcula.
4 PESSOAS | 20 MINUTOS | ECONÓMICO

2. Bruschetta de queijo e romã

8 fatias de pão,1 queijo camembert, cebolinho e azeite extravirgem.
Para o xarope de romã: 2 romãs e 2 c. de sopa de açúcar.
Escolha um bom pão, de preferência caseiro, mas compacto. Corte as romãs ao meio no sentido transversal e reserve algumas sementes. Com a ajuda de um espremedor de citrinos extraia o sumo das romãs. Misture o sumo com o açúcar e leve ao lume, cerca de dez minutos, até reduzir para metade. Reserve. Torre o pão, regue-o com um fio de azeite. Coloque uma fatia de queijo e leve ao forno por dois ou três minutos até o queijo começar a derreter. Regue com um fio de xarope de romã e, por cima, coloque algumas sementes e cebolinho picado. Sirva de imediato.
4 PESSOAS | 20 MINUTOS | ECONÓMICO

1. Crostini de requeijão e fruta

8 fatias de baguete, 1 requeijão de ovelha, 2 nectarinas, mel e manjericão.
Pode usar nectarina, pêssego ou morangos. Corte a nectarina em fatias finas e coloque-as numa frigideira antiaderente. Em lume brando deixe por dois ou três minutos e retire-as com a ajuda de uma espátula. Torre o pão e, por cima, coloque um pedaço de requeijão e uma ou duas fatias de fruta. Regue com um fio de mel e sirva com folhinhas de manjericão a decorar.
4 PESSOAS | 15 MINUTOS | ECONÓMICO

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.