Receitas vegetarianas nada aborrecidas

A comida vegetariana é aborrecida? Isso é preconceito. Gabriela Oliveira, autora de três livros sobre cozinha vegetariana, preparou mais um com noventa receitas para dias de festa. E muitas informações práticas.

4. Figos assados com espargos e nozes-pecãs

INGREDIENTES: 1 molho de espargos (250 g), 8 figos maduros e pequenos (600 g), 4 c. sopa de azeite, 2 c. sopa de creme balsâmico, . limão (sumo), pimenta preta q. b., 2 dentes de alho, 4 c. sopa de nozes-pecas ou pinhões e sal q. b. SEM GLUTEN

MODO DE PREPARAÇÃO: Corte a ponta inferior dos espargos (cerca de 2 cm), eliminando a parte dura. Corte os figos ao meio, no sentido do comprimento. Misture o azeite, o creme balsâmico e o sumo de limão, fazendo uma marinada. Forre dois tabuleiros pequenos com papel vegetal. Num deles, disponha os espargos e tempere-os com sal, pimenta preta e o alho finamente picado; deite também um pouco da marinada e envolva. No outro tabuleiro, disponha as metades de figo (com a zona de corte voltada para cima) e distribua a restante marinada. Leve ambos os tabuleiros ao forno preaquecido a 200° C. Deixe os espargos por 10 minutos e os figos por cerca de 20 minutos ou até dourarem; no final, regue com a seiva que se formou no tabuleiro. Toste as nozes-pecas no forno por 5 minutos (vigie para não queimar). Sirva os figos e os espargos com as nozes tostadas. Se desejar, realce com um fio de creme balsâmico.

4-6 DOSES 30 MINUTOS MUITO FÁCIL

3. Cuscuz com citrinos e especiarias

INGREDIENTES:1 chávena de cuscuz, 1 dente de alho, 1 c. café de açafrão-das-índias, 2 sementes de cardamomo (opcional), 1 c. café de sal, 2 laranjas (raspa e sumo), 1 chávena de água, 1 tangerina, 4 alperces secos, 2 c. sopa de sultanas, 1 cebolinha roxa ou 1 chalota, 1/2 de pimento vermelho, 1 ramo de salsa e 1 ramo de coentros, 1/2 limão (sumo), azeite q. b.

MODO DE PREPARAÇÃO: Coloque o cuscuz numa taça com tampa; junte 1 colher de sopa de azeite, o alho inteiro (sem a casca), o açafrão, as sementes de cardamomo (se usar), o sal e a raspa de 1 laranja. Extraia o sumo das laranjas até perfazer 1/2 chávena. Leve a ferver a água com o sumo de laranja; verta de imediato sobre o cuscuz, mexa e tape. Deixe repousar durante 10 minutos, envolvendo a taça com uma toalha para isolar o calor. Corte os gomos da tangerina em pedacinhos; pique os alperces, as sultanas (se forem grandes), a cebolinha, o pimento, a salsa e os coentros. Destape a taça do cuscuz, descarte o alho e as sementes de cardamomo e solte os grãos com um garfo. Misture a tangerina, os alperces, as sultanas, a cebola, o pimento, a salsa e os coentros, envolvendo bem. Tempere com um fio de azeite e o sumo de limão e retifique o sal. Sirva preferencialmente frio, como acompanhamento.

4-6 DOSES 20 MINUTOS MUITO FÁCIL

2. Miniquiches de tremoço

INGREDIENTES: Massa: ½ chávena de farinha de arroz integral, 1/2 chávena de farinha de aveia (sem glúten), ½ chávena de farinha de tremoço ou grão-de-bico, 1 c. café sal fino, uma pitada de açafrão-das-índias e orégãos, 1/2 chávena de água morna, 1/2 chávena de azeite, 1 c. sopa de sementes de chia, 3 c. sopa de linhaça moída. Recheio: 1 1/2 chávena de tremoços cozidos (200 g), 2 talos de alho-francês, 2 cenouras, 1/2 curgete, 1/2 chávena de espinafres escaldados (100 g), 1/2 ramo de salsa, pimentão-doce, orégãos, açafrão-das-índias e pimenta preta q. b., 1 pacote de natas de soja, 4 c. sopa amido de milho, azeite q. b., sal q. b., azeitonas e sementes de girassol para guarnecer. SEM GLUTEN

MODO DE PREPARAÇÃO: Prepare a massa. Numa taça, misture as farinhas, o sal e uma pitada de açafrão-das-índias e de orégãos. Num copo, misture a água, o azeite e as sementes de chia e de linhaça e mexa até ficar gelatinoso. Verta sobre as farinhas, mexendo rapidamente até formar uma bola. Reserve. Prepare o recheio. Descasque os tremoços, corte o alho-francês em juliana, rale a cenoura e a curgete (com a casca) e pique os espinafres e a salsa. Numa frigideira com um fio de azeite, salteie o alho-francês e os tremoços por 5 minutos; junte a cenoura e a curgete e cozinhe por mais alguns minutos, mexendo. Junte os espinafres e a salsa e tempere com sal (se necessário), pimentão-doce, orégãos, açafrão e pimenta preta moída na hora. À parte, misture as natas com o amido e adicione ao preparado. Retire do lume. Unte as forminhas com azeite (pincele ou use uma folha de papel absorvente). Coloque a bola da massa numa superfície sobre uma folha de papel vegetal; cubra com película aderente e estenda a massa com o rolo. Use um molde (ou uma chávena voltada ao contrario) para recortar rodelas de massa; forre as forminhas, ajustando a massa (se romper, pressione e volte a colar). Encha com o recheio e sobreponha pedacinhos de azeitona e sementes de girassol. Leve ao forno pré-aquecido a 180° C por 20 a 25 minutos. Sirva quentes ou frias.

12‑14 UNIDADES 1 HORA
EXIGENTE

1. Cozinha Vegetariana para Festejar

Gabriela Oliveira
Vegetariana há vinte anos, desenvolveu centenas de receitas e organiza workshops de culinária. Este e o seu quinto livro.

Cozinha Vegetariana para Festejar
Ed. Arte Plural 18,80 euros

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.