Quer ter mais autoconfiança? A ciência diz-lhe como

Notícias Magazine

Texto NM | Fotos da Shutterstock

Então o mais certo é mesmo acabar por falhar e achar que mereceu o resultado aquém, o que não corresponde à verdade, explica a psicóloga clínica Cláudia Almeida, da Oficina de Psicologia. «Ter falta de autoconfiança é incapacitante e limita-nos nas oportunidades que vão surgindo ao longo da vida – nos encontros amorosos, na carreira, na infinidade de outras situações em que mais precisamos dela -, pondo em risco as nossas possibilidades de ter sucesso.»

Pelo contrário, faremos tudo ao nosso alcance para concretizar um determinado objetivo a partir do momento em que acreditamos ter hipótese de sermos bem-sucedidos. «A autoconfiança estabelece uma intenção face a algo e a probabilidade de ser capaz de conseguir encontrar uma forma de ter êxito», sublinha a psicóloga.

Tradução: ter autoconfiança é tudo para lidar com pessoas e tarefas difíceis sem se deixar esmagar por elas. E não, não é uma questão de vaidade, mas um fator essencial para triunfar na vida. Mais importante ainda: ajuda a ser feliz.

COMO GANHAR CONFIANÇA (MESMO NÃO ESTANDO NOS SEUS MELHORES DIAS)

 

ESTIQUE-SE O MAIS QUE PUDER

CORRIJA A POSTURA

Caminhe direito, de cabeça erguida e ombros para fora, sem se curvar diante de nada. Ainda que sinta a confiança abalada por alguma razão, diz-nos a psicologia que assumir fisicamente a postura da pessoa que queremos ser – positiva, decidida, segura – é meio caminho para começarmos a sentir-nos expansivos e a agir como tal. De fora para dentro.

IMITE UMA ESTRELA

MIME-SE PELA MANHÃ

CAPRICHE NO LOOK

APELE ÀS SUAS MEMÓRIAS DE FORÇA

CONHECIMENTO É PODER

O BAIXO QUE NOS ELEVA