OPINIÃO

Portugal na Primeira Guerra: foi há cem anos

As primeiras tropas portuguesas que lutaram na Europa partiram há cem anos.

Cem anos depois, veja aqui as imagens das primeiras tropas portuguesas que entraram na Primeira Guerra Mundial. A 30 de janeiro de 1917, três navios britânicos zarpavam de Lisboa. O Corpo Expedicionário Português partia finalmente para a frente de guerra.

Em março do ano anterior Portugal declarara guerra à Alemanha [ver imagens em cima]. Antes disso já tinha havido combates na fronteira sul de Angola e no extremo norte de Moçambique. Mas só a 30 de janeiro de 1917 é que o país finalmente se envolveu no teatro de guerra europeu, enviando a primeira brigada do Corpo Expedicionário Português (CEP) para França. A partida de Lisboa, em três navios britânicos, foi antecedida por uma visita às tropas pelo presidente da república, Bernardino Machado, que ouviu de um dos oficiais o compromisso de luta pela honra de Portugal. Curiosamente, a liderar o CEP estava Gomes da Costa, general que ganhará prestígio em França e que será um dos golpistas do 28 de maio de 1926, data em que termina a Primeira República e é afastado Bernardino Machado, então pela segunda vez chefe do Estado. Destinado a obter o reconhecimento internacional da jovem república, então uma das únicas quatro da Europa, e a garantir a posse futura das colónias africanas, o envio do CEP dividiu a classe política. As simpatias gerais eram pela Entente Cordiale mesmo que houvesse germanófilos como o futuro presidente Sidónio País, mas as reticências sobre a participação no conflito tiveram sobretudo que ver com a falta de preparação das tropas enviadas para a frente de batalha. Mesmo assim, a mortandade em La Lys, em abril de 1918, teve que ver com a superioridade numérica dos atacantes alemães. A Primeira Guerra Mundial acabou em novembro de 1918 e Portugal conseguiu manter Angola e Moçambique, salvas da ameaça alemã e da cobiça britânica.

—————
Veja aqui a história dos postais de amor do soldado Almeida, que fez parte do Corpo Expedicionário Português na Primeira Guerra Mundial.