Sabe quanto ganha o seu presidente da Câmara?

Com a campanha ao rubro, não é má ideia esclarecer quanto ganham os autarcas portugueses. Os números são públicos e determinados pela Direção-Geral da Administração Local.

O salário de referência é sempre o do Presidente da República, que aufere um vencimento de 7.630,33 €. Os presidentes de câmara ganham uma percentagem deste valor, dependendo se têm mais ou menos eleitores nos seus concelhos.

Os municípios com menos de 10 mil eleitores recebem 40 por cento do ordenado de Marcelo Rebelo de Sousa.

Lisboa e Porto têm caráter de exceção: aqui os presidentes de Câmara ganham 55 por cento do ordenado do PR. Nos maiores municípios, os que têm mais de 40 mil eleitores, o salário corresponde a 50 por cento, enquanto os que têm entre 10 e 40 mil eleitores recebem 45 por cento.

Os municípios com menos de 10 mil eleitores recebem 40 por cento do ordenado de Marcelo Rebelo de Sousa. Para todas as categorias há também uma verba em despesas de representação.

Se um presidente de câmara não quiser trabalhar em regime de exclusividade no município e mantiver o exercício da sua profissão antes de ser eleito, recebe metade deste valor.

Os salários dos vereadores são fáceis de calcular: em exclusividade, recebem 80 por cento do que é pago a um presidente da câmara. Se não, ficam-se pelos 50 por cento.

 

Clique nas setas para perceber o real salário do seu presidente de câmara.