Miminhos de Páscoa

Aprenda a fazer amêndoas de chocolate no forno, ninho de chocolate superfácil e beijinhos de coco. Tudo para lhe facilitar a Páscoa.

Em vésperas de Páscoa, deixamos-lhe três receitas para fazer num ápice, oferecer de presente ou saborear em família. Ora aponte lá.

 

3. AMÊNDOAS DE CHOCOLATE NO FORNO

INGREDIENTES:
1 kg de amêndoas (podem ser torradas ou não)
3/4 de chávena de açúcar
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 clara de ovo
1 colher de chá de essência de baunilha

Aqueça previamente o forno a 180º C. Unte um tabuleiro com papel vegetal ou papel manteiga e reserve.

Numa tigela, bata a clara de ovo e a essência de baunilha com uma vara de arames, até obter uma espuma. Deite as amêndoas nesse preparado e envolva bem.

Noutra taça, misture o açúcar com o chocolate em pó. Deite na tigela das amêndoas e envolva novamente muito bem, cobrindo-as de forma homogénea.

Coloque as amêndoas no tabuleiro forrado e leve ao forno cerca de uma hora (de 15 em 15 minutos, dê uma agitadela vigorosa ao tabuleiro para cozinharem por igual).

No final, deixe arrefecer e coloque em saquinhos coloridos ou pequenas latas. Ficam simplesmente deliciosas, além de que quaisquer amêndoas oferecidas por si têm mais valor.

 

2. NINHO DE PÁSCOA SUPERFÁCIL

INGREDIENTES PARA O BOLO:
1 chávena de chá de chocolate em pó
2 chávenas de chá de farinha
2 chávenas de chá de açúcar
4 ovos
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de óleo
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Aqueça o forno a 180º C. Enquanto isso, bata bem os ovos com o açúcar, acrescente os restantes ingredientes (batendo sempre) e leve a assar numa forma ninho untada durante cerca de 45 minutos. Se não tiver a forma ninho, utilize uma forma redonda e escave ligeiramente o topo do bolo depois de cozido, de modo a formar uma concavidade. Agora é só preparar o creme.

INGREDIENTES PARA O CREME:
1 tablete de chocolate de cozinha
100 ml de natas
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga

Num tachinho com o lume no mínimo para não ferver, derreta o chocolate com a manteiga. Adicione as natas aos poucos e vá mexendo para obter um creme brilhante. Deite sobre o bolo desenformado, deixe arrefecer e enfeite com fios de ovos, amêndoas, ovinhos, raspas de chocolate mais claro ou outros motivos pascais que prefira. Faz um vistão sobre a mesa e é maravilhoso.

 

1. BEIJINHOS DE COCO

INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado
250 g de coco ralado
mais um pouco de coco para ralar (à parte, numa tacinha)
forminhas de papel pequenas

Numa tigela grande, misture bem o leite condensado e as 250 gramas de coco até conseguir formar bolinhas com a massa. Molde-as com as mãos húmidas, role-as na tacinha do coco para consolidar a textura e disponha nas forminhas de papel. Leve um pouco ao frigorífico, distribua por caixinhas bonitas e ofereça de presente. Tão simples e tão boas que nunca mais vai querer outra coisa.