Receitas fáceis para as lancheiras da escola

Com o início do ano letivo voltam as preocupações com a alimentação das crianças e como encontrar boas soluções nutritivas que elas não deixem no fundo da lancheira. No seu livro mais recente, a nutricionista Ágata Roquette apresenta muitas soluções – para dentro e fora de casa.

5. Nuggets de frango

INGREDIENTES: 1 peito de frango, 1 alho picado, 1 ovo, 2 colheres de sopa de sementes de sésamo ou linhaça, sumo de limão, sal e pimenta q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO: Tempere o frango com sal, alho, pimenta e sumo de limão. Passe o frango pelo ovo batido e pelas sementes. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos. Corte o frango em nuggets. Dica: se preferir, corte o frango em nuggets logo no início.

4. Hambúrguer de salmão

INGREDIENTES: 1 posta de salmão, 1 gema de ovo, cebola bem picada, cebolinho picado, 1 colher de sobremesa de azeite, sumo de limão e sal q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO: Triture o salmão sem pele e sem espinhas, com cuidado para não ficar em pasta, ou pique com uma faca até ficar moldável. Num recipiente, junte o salmão, a cebola, o cebolinho e a gema de ovo. Tempere com sumo de limão e sal. Misture bem. Com o preparado, faça bolas e espalme-as até obter a forma de um hambúrguer. Deite um pouco de azeite numa frigideira e deixe aquecer bem. Deixe cozinhar por uns minutos e, depois, com uma espátula, vire cuidadosamente o hambúrguer para cozinhar do outro lado.
Dica: também pode fazer no forno e optar por juntar outros vegetais.

3. Bolo de laranja

INGREDIENTES: 4 ovos, 2 laranjas médias, 1 colher de sopa de mel, 70 g de flocos de aveia, 2 chávenas de chá de farinha de trigo integral, 2 colheres de sopa de óleo de coco, 1 colher de sopa de fermento

MODO DE PREPARAÇÃO: Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre com papel vegetal uma forma para bolo. No liquidificador, coloque os ovos e a laranja em gomos (sem casca e sem caroços). Acrescente aos poucos a aveia e o mel. Despeje o conteúdo do liquidificador para um recipiente e vá acrescentando a farinha. Adicione o óleo e, por último, o fermento, mexendo sempre. Transfira a massa para a forma e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.

2. Barras de cereais e maçã

INGREDIENTES: 90 g de flocos de aveia, 2 a 3 colheres de sopa de coco ralado, 30 g de nozes, 25 g de arandos, 25 g de óleo de coco, ½ colher de chá de baunilha, 60 g de mel, ½ colher de sopa de canela, ¼ de colher de chá de noz-moscada, 60 g de maçã cortada em cubos

MODO DE PREPARAÇÃO: Pré-aqueça o forno a 170 graus. Triture os flocos de aveia. Leve ao forno a aveia, o coco e as nozes durante 5-10 minutos (até tostar). Triture os arandos até obter uma pasta. Num tacho, adicione o óleo de coco, o mel e a baunilha e leve a lume médio. Junte a pasta de arando e misture bem. Junte a mistura do forno, a maçã cortada, a canela, a noz-moscada e a mistura líquida do tacho. Deite a mistura para um pirex (retangular) previamente forrado com papel vegetal. Com uma espátula, molde a mistura ao pirex. Para ficar num formato mais firme, pode cobrir com papel vegetal a mistura depois de moldada no pirex e pôr em cima um objeto pesado (por exemplo, um pacote de farinha) durante o tempo em que está no frigorífico, pelo menos duas horas. Retire do frigorífico e corte em barras.
Dica: junte a estas barras supersaciantes um iogurte, um pacote de leite ou uma bebida vegetal.

1. A comida dos miúdos cá de casa

A comida dos miúdos cá de casa
Ágata Roquette
Ed. Manuscrito
16,50 euros

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