Este truque simples ajuda os pais a serem… superpais

Texto NM | Fotos da Shutterstock

É uma espécie de facto científico dos pais, comprovado por todos a dada altura das suas vidas: os miúdos são feitos de um material próprio para nos pôr a paciência à prova. Por mais que juremos não explodir de novo com eles, para sempre tranquilos como budas a lidar com o caos, eis que a criatura volta a fazer das suas e deita por terra as nossas melhores resoluções de superpais.

Felizmente, existe um truque muito simples para nos lembrar de sermos empáticos e positivos com os mais novos, em vez de os pormos de castigo no quarto até aos 18 anos: elásticos de cabelo.

Este truque nada cabeludo ajuda os pais a ancorarem-se na calma quando só veem razões para se zangar com os filhos traquinas.

A ideia partiu da norte-americana Kelly Holmes, mãe desesperada que um dia a revelou no seu blogue The (Reformed) Idealist Mom num momento de inspiração. A leitora Shauna Harvey leu o post de Kelly, testou o método caseiro da blogger com o seu filho traquina de 4 anos e escreveu sobre ele no Facebook: «Hoje experimentei uma coisa nova para deixar de ser uma mãe zangada», anunciou, descrevendo em seguida o método de usar elásticos de cabelo como lembretes visuais para parar de agir em piloto automático.

De repente, pais de todo o mundo estavam a partilhá-lo entre si até à exaustão, deliciados com este truque nada cabeludo que os ajuda a ancorar na serenidade quando só veem razões para se zangar com os filhos.

O objetivo é que por cada interação negativa que tenha com a(s) sua(s) criança(s) num minuto mais exaltado, o pai ou a mãe compensem com cinco ações positivas que podem incluir abraços, um beijinho repenicado, uma dança maluca pela casa, um «Amo-te» ou outra manifestação de carinho do género.

Basicamente, o método consiste em usar elásticos de cabelo como lembretes visuais para parar de agir em piloto automático quando se zanga.

«Estou muito orgulhosa por ter decidido ser paciente com o meu filho», confessou Shauna Harvey na sua página de Facebook após estrear-se no truque de Kelly Holmes. «Bem sei que ainda só vou no primeiro dia, mas acredito que isto irá melhorar a capacidade de comunicarmos e ajudar na relação.»

Veja na nossa fotogaleria como deixar de ser um pai zangado com apenas cinco elásticos de cabelo e vontade de fazer diferente.