E se fizesse um jantar mexicano este fim de semana?

Fruto de uma fusão secular mas com raízes bem vincadas, a cozinha mexicana expandiu-se pelo mundo. Quatro pratos que a popularizaram e que podem facilmente ser preparados em casa, para viajar pelos sabores com a família.

Receitas Cesar Polo | Fotografia de Gustavo/Global Imagens

4. Burritos de carne

8 tortilhas grandes, 250 g de carne de vaca picada, 250 g de carne de porco picada, 1 chouriço picado, ½ cebola média picada, 2 dentes de alho picados, azeite, 1 lata (500 g) de tomate pelado, 1 c. de café de cominhos, 1 c. de café de tomilho, 1 c. de café de orégãos, sal e pimenta, 1 lata (200 g) de feijão preto, 1 c. de sopa de cebola picada, 1 c. de café de alho picado, 6 folhas de alface e crème fraîche.

Num pouco de azeite refogue a cebola e o alho, junte o chouriço e a carne e quando esta perder a água, junte o tomate pelado triturado, as especiarias e tempere com sal e pimenta. Deixe ao lume, cerca de quinze minutos. Escorra o feijão e lave-o. Numa frigideira, refogue em azeite a cebola e o alho, junte o feijão, e, com a ajuda de um garfo, esmague-o. Reserve. Corte a alface em juliana. Numa frigideira antiaderente aqueça as tortilhas. Barre cada tortilha com a pasta de feijão, por cima coloque um pouco do preparado de carne, alface e termine com crème fraiche. Feche a tortilha em forma de almofada e leve de novo a lume brando até ficar bem quente.

4 PESSOAS 30 MIN. ECONÓMICO

3. Tacos al pastor

8 tortilhas médias, 500 g de bifanas, 200 g de massa de pimentão, 3 laranjas, 4 cravinhos, 1 c. de chá de cominhos, 1 c. de chá de tomilho, 1 c. de chá de orégãos, 1 cebola, salsa roja ou chipotle, ½ abacaxi, 1 cebola e 1 raminho de coentros.

Misture a massa de pimentão com o sumo das laranjas, as especiarias e a cebola, triture tudo e coe. De véspera, coloque as bifanas a marinar neste preparado. Frite as bifanas e corte-as em tiras. Corte o abacaxi em pedacinhos e pique a cebola e os coentros. Numa frigideira antiaderente aqueça as tortilhas. Recheie com as tiras de carne frita, o abacaxi, a cebola e os coentros picados. Sirva com a salsa roja (molho picante).

4 PESSOAS 40 MIN. ECONÓMICO

2. Quesadilla de vegetais

4 tortilhas médias, 1 curgete média cortada em fatias finas, 1 lata pequena de milho, 10 cogumelos laminados, 1 c. de sopa de coentros picados, azeite, sal, pimenta, queijo da Ilha, 1 c. de café de alho picado e 1 c. de sopa de cebola picada.

Num pouco de azeite, salteie a curgete, os cogumelos, o milho com o alho e a cebola e tempere com sal e pimenta e, por fim, junte os coentros. Em lume brando aqueça lentamente as tortilhas. Preencha metade da tortilha com o preparado de legumes e, por cima, coloque uma porção generosa de queijo ralado ou cortado em fatias finas. Feche a tortilha e leve de novo a lume brando até o queijo começar a derreter.

4 PESSOAS 40 MIN. ECONÓMICO

1. Aguachile de pescado

500 g de peixe branco (pampo, perca do Nilo, espada), 1 pepino, 1 cebola roxa grande, 4 limões, 2 dentes de alho, coentros, 1 malagueta fresca, pimenta, sal e totopos (tiras de milho).

Corte o peixe em cubos pequenos e tempere com sal e pimenta. Descasque o pepino, remova as sementes e corte-o em pedacinhos. Pique finamente a cebola. Triture bem a malagueta, o alho, os coentros e o sumo dos limões. Misture o preparado anterior com o peixe e deixe repousar durante dez minutos.

4 PESSOAS 15 MIN. ECONÓMICO

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.