Dicas para educar os seus filhos sem perder as estribeiras

Bons pais são firmes e afetuosos, diz o especialista em disciplina infantil Thomas Phelan, autor de 1-2-3 Magia, com um método para crianças dos 2 aos 12 anos. Não precisa de ler dezenas de livros que ajudem a educar os filhos. Mas este é essencial.

Ser mãe ou pai pode ser a melhor experiência do mundo, mas pode ser também a mais frustrante se as crianças gostarem de testar os limites para avaliar a resiliência dos pais. «Este programa 1-2-3 vai poupar-lhe muita irritação em casa», escreve Thomas Phelan, psicólogo e autor do livro 1-2-3 Magia – o nome do método de disciplina para crianças dos 2 aos 12 anos que ele inventou.

Como funciona? «Dê uma explicação, se for absolutamente necessária, e depois comece a contagem.» Nada de acrescentar conversa ou emoção: aquilo a que chama de síndrome Falar – persuadir – discutir – e por vezes bater – pode durar horas, durante as quais toda a gente fica zangada e agitada. «Aqui, a questão resolve-se geralmente em segundos.»

Claro que os miúdos ficam frustrados enquanto se conta e eles não conseguem o que querem, mas ultrapassam-no mais depressa do que se estivessem uma hora a gritar até alguém ceder. Com a vantagem de também servir de controlo aos pais, nem sempre razoáveis quando se zangam: «Embora a maioria nunca chegue a adotar castigos brutais, são suscetíveis de ofender, menosprezar a criança ou usar táticas rudes a nível físico», avisa o especialista em disciplina infantil. Tudo coisas a evitar a bem da família. Até porque o tempo que desperdiçam em guerras é tempo que podiam usar para se divertirem juntos.

bem-estar_01

REFERÊNCIA MUNDIAL
1-2-3 Magia (ed. Clube do Autor, 272 pgs, 16 euros) é uma referência mundial na educação do comportamento, com resultados comprovados a valerem a Thomas W. Phelan o National Parenting Publications Gold Award em 2016. Psicólogo clínico e especialista em Disciplina infantil, o autor norte‑americano encoraja os pais a tomarem decisões ponderadas e sem berros com base em três passos: controlar episódios de mau comportamento, encorajar a boa conduta e fortalecer a relação entre pais e filhos. Phelan é ainda coautor de 1–2–3 Mágica para Professores (Artmed Editora), um método de disciplina efetiva em sala de aula.