Detox digital em Aljezur

Desconetar para reconetar com o mundo real. É o que defende a Offline Portugal, na Arrifana, em Aljezur, o local ideal para quem acha que a internet está a ocupar demasiado tempo da sua vida e queira experimentar uma desintoxicação digital. Chama-se Offline Portugal, foi criado em março de 2016, pela mão de Rita Gomes e Bárbara Miranda, uma psicóloga, a outra arquiteta. À entrada, existem cacifos onde os hóspedes devem deixar os seus telemóveis e computadores. «Custa menos do que as pessoas imaginam à partida», garante Rita Gomes.

As primeiras 24 horas são as mais difíceis. Alguns clientes, conta a responsável, «estão sempre a sentir o telemóvel a vibrar quando nem sequer o têm consigo». Curioso é que depois do período de habituação e passada a ansiedade inicial, é frequente comentarem, no decorrer do check out, que «só voltarão a ligar o telemóvel quando chegarem a casa».
Não se pense que existe uma proibição total da utilização dos dispositivos, até porque a ideia é que as pessoas não deixem de se sentir contactáveis e seguras, mas existe a recomendação de utilização apenas em caso de urgência.
Durante a estada, os clientes podem usufruir de aulas de yoga, de surf, atividades ao ar livre, caminhadas, sessões de cinema, jogos de tabuleiro, tendo ainda à disposição muitos livros na sala de estar da casa.

«Há que reaprender a comunicar física e pessoalmente. Há quase uma reeducação dos relacionamentos com esta experiência. O silêncio pode ser bom nem que seja para estar na presença do outro», diz a responsável. Rita e Bárbara não são contra as novas tecnologias. O que promovem é o equilíbrio até porque reconhecem todas as vantagens que a internet traz. «Achamos que devemos ser os donos do nosso telemóvel e não o oposto. Somos nós que temos de gerir as redes sociais e não as redes sociais que devem controlar o nosso ego e aquilo que sentimos e que somos enquanto pessoas. Gostaríamos que os clientes sentissem isto como uma necessidade própria», explica a cofundadora.

Urbanizacão Vale da Telha, Lote 104, Aljezur
Web: www.offlineportugal.com
Tel.: 929330142

 

Veja também:
Eles não têm Facebook, mas existem