Crumble de Ameixa

crumble_ameixa

Tempo de preparação: 40 min | Serve: 5 pessoas

INGREDIENTES

4 a 6 ameixas pretas
30g de manteiga
35g de farinha + 1 colher de chá
25g de açúcar amarelo
2 colheres de chá de açúcar
15 g de aveia

CONFEÇÃO

A confecção desta sobremesa divide-se em duas partes: o recheio e o crumble. Para preparar o recheio, comece por lavar bem as ameixas, retirar os caroços e cortá-las em pedaços. Depois de as reduzir a pedacinhos, coloque-as numa taça e envolva-as com uma colher de chá de farinha e duas colheres de chá de açúcar. Misture tudo muito bem. Reserve a ameixa e passe ao crumble.

Noutra taça, misture a manteiga com o açúcar amarelo e a restante farinha. Amasse muito bem até conseguir uma pasta homogénea. Acrescente a aveia e envolva novamente.

Aqueça o forno a 180ºC durante alguns minutos. Coloque o crumble por cima da ameixa e leve ao forno durante 20 minutos, até que a cobertura fique com um aspecto dourado e estaladiço… como os melhores crumbles devem ficar.

Em vez de farinha de trigo, quem tem doença celíaca pode usar farinha de arroz integral em alternativa. Tem ainda a vantagem de ser uma poderosa aliada na dieta, pois é rica em fibra.

Que tal uma fresca salada de alface com ameixa e maçã antes de terminar em beleza com esta sobremesa? Descubra aqui a receita.

Saiba mais sobre os alimentos que lhe fazem bem em