Ensine o seu filho a gostar de ler. É tão bom

Sabia que a leitura começa muito antes de se aprender a ler na escola? A literacia, como capacidade para descodificar e compreender informação escrita, pode ser promovida lendo, mas também escutando a leitura do outro e conversando sobre os livros. E quanto mais cedo, melhor.

Texto Sílvia Lapa/CADIn* | Fotografia de Shutterstock

Está provado que «ler com» e «ler para» os filhos é a atividade por si só com maior impacto para o desenvolvimento das funções da linguagem e para a construção de alicerces sólidos para as aprendizagens escolares. Na verdade, mais de 90% da maturação do cérebro ocorre nos primeiros seis anos de vida, razão pela qual não será de estranhar que este seja um período-chave para introduzir hábitos de leitura com todos os benefícios ao nível da linguagem, da criatividade e do pensamento lógico que dela advêm.

A linguagem dos livros é geralmente mais elaborada e rigorosa do que a falada. Ter contacto desde cedo com este cuidado e sofisticação tem invariavelmente impacto no desenvolvimento. Desta forma, pais que leem para os filhos dão-lhes a oportunidade de descobrir novas palavras e de aprender mais sobre a linguagem escrita e a sua função. Provavelmente já todos os pais sabem que ler para os filhos é importante mas não será assim tão intuitivo saber como ler em conjunto.

A leitura em conjunto deve ser uma experiência de partilha e afeto para a qual deve haver total disponibilidade. Por isso, desligue a televisão, afaste o telemóvel e envolva-se. Durante dez ou vinte minutos esteja presente e envolvido. Pretende-se em primeiro lugar que o seu filho, que ainda não sabe ler, possa ter uma participação o mais ativa possível. Leia com expressividade, aponte, comente e peça a opinião da criança.

Os pais são o principal modelo dos filhos e isto também é verdade para o despertar para o prazer da leitura. Crianças que veem os pais a ler por gosto aprendem a ler por gosto.

«O que será que vai acontecer a seguir?» «Será que a personagem fez bem?» «Porque fez aquilo?» No final peça-lhe um reconto. «Agora faz de conta que és tu a ler, a contar.» É a conversa em torno dos livros que lhes dá poder, que ajuda as crianças a fazerem a ponte entre o que escutaram na história e o mundo que as rodeia.

Outra coisa que se deve fazer é observar, com a criança, as várias facetas dos livros. Explorar a capa, as ilustrações… Com crianças mais velhas pode explicar o título, o autor e o ilustrador. Desta forma a criança está a familiarizar-se com a linguagem dos livros e a criar bases importantes para o sucesso escolar. Depois de lerem em conjunto pode incentivar a criança a fazer um desenho sobre a história.

Muitos pais referem que os filhos querem ler várias vezes o mesmo livro, a mesma história. Isso é normal e faz parte do desenvolvimento do gosto pela leitura. Repetir a mesma história traz previsibilidade à leitura, permite reparar melhor nos pormenores e dominar melhor as palavras. Nunca hesite em fazê-lo. E aproveite para pedir uma participação progressivamente mais ativa da criança à medida que vai lendo uma e outra vez a mesma história. Os pais são o principal modelo dos filhos e isto também é verdade para o despertar para o prazer da leitura. Crianças que veem os pais a ler por gosto aprendem a ler por gosto. Crianças que ouvem os seus pais a ler com entusiasmo e fluência, presenciam o que deve ser uma leitura correta, que depois vão querer imitar.

*Parceria com o CADIn (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil), onde Sílvia Lapa é técnica de Educação Especial e Reabilitação e Terapeuta da Fala)

O QUE LER, COMO LER E COM QUE IDADE?

 

4. ATÉ AOS 2 ANOS

• Pegue no bebé ao colo
• Dê-lhe um brinquedo ou objeto para ele segurar e pôr na boca se quiser
• Sorria, cante, exagere os sons e as expressões faciais
• Pergunte «onde está o ____?» Ou «o que é isto?»
• Escolha livros: com sons; com texturas; com poucas imagens por página de cartão grosso, pano ou plástico

3. DOS 2 AOS 4 ANOS

• Sente-se com a criança e deixe-a virar as páginas
• Aponte para as imagens e nomeie tudo o que vê
• Conte a história à sua maneira, seguindo as imagens e não necessariamente lendo o texto
• Fale devagar, faça vozes e expressões faciais
• Escolha livros: com histórias curtas (que possam ser recontadas pela criança, aos pais, aos irmãos ou mesmo aos seus peluches!); com imagens apelativas

2. DOS 5 AOS 6 ANOS

• Chame a atenção da criança para as letras, palavras e títulos
• Use bonecos ou peluches para dramatizar a história
• Interrompa a leitura com frequência para comentar, questionar, observar pormenores nas ilustrações
• Leia livros, placas na rua, anúncios publicitários
• Escolha livros: com rimas; com histórias maiores; com temas, personagens do agrado da criança

1. DEPOIS DOS 7 ANOS

• Escute o seu filho a ler e elogie a sua leitura
• Leia com ele (cada um lê um parágrafo, por exemplo)
• Leia para o seu filho (apesar de já saber ler, continua a beneficiar com a possibilidade de escutar um modelo)
• Foque sempre a interpretação daquilo que se lê: comente e questione
• Tente fazer a ponte entre o que foi lido e as situações reais da vida da criança
• Escolha livros: do agrado do seu filho; permita a leitura por prazer (banda desenhada, atlas, revistas infantis, cadernetas, etc.); indicados pelos professores

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