Casa com sabor a mundo

Umas peças vintage, outras étnicas, alguns elementos contemporâneos. Soalho de madeira, paredes brancas. Juntou‑se tudo, sem gastar muito dinheiro, garantem os decoradores. O resultado é este.

Em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique, um jovem casal encontrou um apartamento à medida das suas ambições. Cheio de luz, este T4 com cerca de 170 m2, construído na década de 1920 e remodelado há um ano parecia o espaço perfeito para criarem uma casa capaz de refletir o seu gosto pelo vintage e por culturas de todo o mundo.

Foi com a personalidade dos habitantes em mente que Maria Pereira, senior designer da The Interiors Online, desenvolveu o projeto de decoração desta casa. Respeitando o orçamento de um casal jovem, a atenção da designer focou‑se, sobretudo, nos detalhes e objetos decorativos.

Uma solução perfeita, uma vez que o casal já possuía «algumas peças interessantes, desde uma coleção étnica, que foi sendo adquirida nas suas viagens, a peças vintage, que descobriram ao longo do tempo». Coube‑lhe criar uma proposta para que todos estes elementos se conjugassem em harmonia.

«Para manter os temas vintage e étnico um pouco por todo o espaço, fazendo as ligações entre as diferentes divisões e mantendo um estilo eclético», Maria apostou na utilização das cores e na mistura de elementos. Exemplo disso é a sala, onde almofadas de tons fortes, diferentes padrões e materiais dão vida ao sofá de canto bege, conjugadas com peças de inspiração étnica, como um pufe redondo e preto, trazido de Marrocos, um tapete kilim, da Turquia ou uma arca originária do Tibete.

No quarto, de base branca, os apontamentos coloridos contribuem para um espaço mais quente e acolhedor, sem perder conexão com as restantes áreas da casa graças a detalhes que remetem para outras paragens, como a original mesa de cabeceira. Para tornar o chão mais confortável e o quarto mais acolhedor, colocou‑se também um grande tapete, mais fácil de limpar e manter e bastante mais económico quando comparado com a aplicação de uma carpete.

Numa divisão mais pequena, foi criado um escritório, que garante uma área de trabalho onde peças modernas e vintage convivem em harmonia, caso da secretária de linhas retas e o cadeirão vintage. «No final, foi conseguida uma decoração que reflete a personalidade deste casal e valoriza as peças que trazem memórias e contam um pouco da sua história», diz a designer.

 

PROJETO:
T4 Campo de Ourique
DATA/LOCAL: Dezembro 2016, Lisboa
AUTOR: Maria Pereira, The Interiors Online