OPINIÃO

Bolachinhas de banana

Estas bolachinhas funcionais de banana com aveia são as rainhas da festa antes do ginásio, em lanches, filas de trânsito e naqueles momentos em que só nos apetece descomprimir enquanto mordiscamos algo doce sem açúcar.

Ora experimente lá as nossas bolachinhas de banana com aveia e diga-nos de sua justiça.

INGREDIENTES

2 bananas grandes e maduras
1 chávena de aveia em flocos pequenos
1 colher de sopa de cacau (facultativo, mas altamente recomendável)
pepitas de chocolate / canela em pó / nozes ou amêndoas aos pedaços / passas (idem)

FAÇA ASSIM

Comece por aquecer o forno a 180º e unte um tabuleiro com óleo de coco. (Se preferir, pode forrá-lo antes com papel vegetal e já não terá de untar nada.)

Esmague as bananas com um garfo e deite-as numa tigela grande.

Acrescente os flocos de aveia, o cacau e misture tudo muito bem até obter uma massa consistente. Se vir que o preparado fica demasiado mole ou seco, difícil de trabalhar, acrescente mais um pouco de banana ou aveia, consoante o caso.

Integre o cacau e os frutos secos na mistura (acredite: fazem muita diferença em termos de sabor, embora as bolachinhas fiquem igualmente deliciosas sem eles) e molde bolinhas.

Disponha-as no tabuleiro, com um intervalo generoso entre si para não ficarem coladas umas nas outras, e achate-as com um garfo para lhes dar a forma de bolachas.

Leve-as a assar até ficarem douradinhas e deixe-as arrefecer um pouco antes de comê-las, para lhes dar tempo de firmarem. Ficam uma delícia!