OPINIÃO

Quantos dias faltam para pôr o biquini? Conselhos para uma barriga fit

Uma massagem por dia, mezinhas caseiras, exercícios, e uma barriga firme e bonita para o verão que aí vem. Izabel de Paula, que tem técnicas e massagens patenteadas, junta estas combinações no livro «Barriga Fit», que esta sexta-feira chega às livrarias pela mão da editora A Esfera dos Livros. Não é um guia de atividade física, nem um manual de dieta. É um diário de saúde e de boa forma com dicas para os 31 dias do mês em nome de uma barriga como deve ser. Prepare a cabeça, o corpo, e a caneta porque este livro tem espaço para escrever o que lhe vai na alma.

Texto de Sara Dias Oliveira | Fotografia de Shutterstock

Isto da barriga não é só uma questão de estética. Abdominais esculpidos são bonitos de se ver, é certo, mas são também músculos essenciais para prevenir lesões, manter uma boa postura, aliviar dores na parte inferior das costas, melhorar o desempenho desportivo, estabilizar e equilibrar o corpo.

E há coisas que convém não esquecer. «É na zona abdominal que se esconde a gordura mais perigosa que o seu corpo acumula. A medida do perímetro abdominal pode determinar se corre ou não perigo de vir a contrair uma doença cardiovascular. Por isso, é muito importante que tenha consciência do engenho explosivo que carrega à cintura», avisa Izabel de Paula, que tem curso de esteticista, com especialidade em drenagem linfática, e é especialista em pós-parto e pós-operatório.

Perder volume abdominal, favorecer a oxigenação das células, eliminar toxinas, tonificar os músculos e, em pouco tempo, perder barriga. O livro tem exercícios para fortalecer os abdominais, e que podem ser feitos em qualquer sítio, um mapa para os treinos diários, e ainda uma grelha para anotar o que põe no prato. «Faz todo o sentido cuidar do seu corpo. Faz todo o sentido mimar-se. Faz todo o sentido procurar uma melhor versão de si. Faz todo o sentido procurar ter uma barriga fit, lisa, firme, tonificada», defende a autora do livro, brasileira de nascença, em Portugal há quase 20 anos.

Há dicas rápidas para uma barriga lisa. Pesar-se uma vez por mês, medir o local de maior volume abdominal em jejum de 30 em 30 dias, escolher alimentos saudáveis, não saltar refeições, comer devagar, dormir.

Respire fundo. Em primeiro lugar, talvez seja melhor perceber as razões para uma barriga não recomendável. A comida que coloca no prato, alimentos cada vez mais processados, má digestão, falta de exercício, problemas de postura, níveis elevados de stress, poucas horas de sono, são alguns culpados.

É preferível perceber e tratar as causas do que atuar quando os sintomas aparecem. Há dicas rápidas para uma barriga lisa. Ir à balança pelo menos uma vez por mês, medir o local de maior volume abdominal em jejum de 30 em 30 dias, escolher alimentos saudáveis, não saltar refeições, comer devagar, dormir. Não se esqueça da saúde intestinal, de perceber quais as causas do stress para eliminar a agitação, de ter tempo para si e dedicar alguns minutos do dia para fazer o que realmente gosta.

Barriga Fit tem mezinhas caseiras para fazer, colocar na barriga e massajar. A autora do livro sugere argila verde por ser desintoxicante, chá verde que é antioxidante, café que acelera o metabolismo, centelha asiática que ajuda a eliminar toxinas, o azeite que é rico em vitaminas, óleo de rosa mosqueta que repara a pele e atenua estrias, sal grosso que desintoxica, clara de ovo cheia de proteína e que tonifica.

E ainda o Vick Vaporub, descrito como «um excelente aliado de beleza», que descongestiona a pele das toxinas, tonifica e ajuda a eliminar a celulite. «Quando aplicado na pele, provoca uma vasoconstrição que vai acelerar o metabolismo e ajuda o organismo a queimar gordura», assegura Izabel. Ingredientes à mão de semear que pode misturar para uma barriga à maneira.

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