As receitas de Clara de Sousa

É mais conhecida por dar as notícias do país e do mundo, de segunda a sexta, no Jornal da Noite da SIC. Mas além do jornalismo, Clara de Sousa não abdica de uma outra paixão antiga: cozinhar.

6. Cozinhar: o hobby de Clara de Sousa

Desde os 9 anos que a mãe, cozinheira profissional, que fazia catering para casamentos e batizados, a encarregava de fazer o jantar para toda a família. Na altura, encarava a tarefa como uma obrigação. Hoje, é com prazer que junta o núcleo mais próximo à volta de uma mesa farta. No dia-a-dia, quando está em casa, é na cozinha que passa grande parte do tempo. «É o meu espaço por excelência. Cozinho, como, vejo TV, leio, trabalho. É um espaço totalmente versátil.» Gosta de seguir receitas antigas, mas não se coíbe de dar o toque especial. Há dois pratos – um de peixe e uma sobremesa – que já são um dado adquirido em qualquer reunião de amigos. «O arroz-doce, que fica super cremoso – faço-o como a minha mãe – e o gravlax, o salmão curado. Ambos desaparecem num instante.»
Texto de Patrícia Cardoso.

5. O novo livro de receitas

A jornalista lançou recentemente o livro de receitas A Minha Cozinha, Best Of, uma coletânea de pratos que tem publicado nas redes sociais. Das carnes aos mariscos, sem esquecer as sobremesas, Clara vai explicando todos os passos até ao resultado final. Há até uma secção de pães para quem quiser aventurar-se.

4. Filetes no papelote

INGREDIENTES:
Filetes de peixe, sem espinhas
Camarões crus, descascados
Legumes cortados:
Cebola em meias-luas, alho picado, alho-francês
em rodelas, cenoura em tiras, feijão-verde em tiras,
Curgete em tiras, pimento em tiras, etc.
Especiarias:
Pimenta preta, açafrão, pimentão doce, tomilho,
Orégãos, etc.
Tempero:
Sal, limão
Azeite
Papel vegetal

Prepare os legumes e ligue o forno a 180 ºC. Corte uma folha de papel vegetal com o dobro do comprimento do filete. Verta um fio de azeite sobre o papel. No meio, faça uma cama de legumes. Tempere com sal e pimenta. Coloque o filete sobre os legumes, regue-o com um fio de azeite, tempere com sal, pimenta e sumo de limão. Polvilhe com açafrão ou pimentão-doce para dar cor. Coloque 3 camarões crus sobre o filete e umas tiras de pimento. Polvilhe com mais um pouco de açafrão ou pimentão-doce. Feche bem o papel para reter todo o vapor, torcendo as extremidades. Ficará como um «rebuçado». Coloque no tabuleiro e leve a meio do forno durante 20 minutos.

3. Hambúrguer de Feijão Preto

INGREDIENTES:
1 lata (800 g) de feijão preto
75 g de pão ralado
1 ovo
2 colheres de sopa de maionese
2 colheres de chá de cominhos em pó
Manteiga q.b., para fritar
Para montar o hambúrguer no pão:
6 pãezinhos de hambúrguer
6 fatias de queijo
Tiras de alface q.b.
6 rodelas de tomate
Maionese q.b.

Verta o conteúdo da lata para um coador e passe muito bem os feijões por água corrente. Deixe escorrer. Reserve 100 g de feijões inteiros. Coloque os restantes num processador de alimentos. Junte o pão ralado, o ovo, a maionese e os cominhos e triture até obter uma massa macia. Junte os feijões que reservou e pulse para incorporar, sem desfazer demasiado. Com as mãos molhadas, molde 6 hambúrgueres. Não necessita de os passar por pão ralado. Aqueça a manteiga numa frigideira em lume médio. Frite os hambúrgueres, 3 de cada vez, cerca de 5 minutos de cada lado, até criar uma crosta crocante. Vire-os com cuidado. Frite os restantes 3, acrescentando manteiga à frigideira, se necessário.

Para montar o hambúrguer no pão:
Abra os pães ao meio. Toste ligeiramente as partes cortadas numa chapa antiaderente, sem qualquer gordura. Na base, coloque uma colherada de maionese, depois uma fatia de queijo, o hambúrguer, tiras de alface, uma rodela de tomate, mais uma colherada de maionese e feche com o topo do pão.

2. Empada Fingida de Caça

INGREDIENTES:
2 pernas inteiras de frango
(com coxa)
2 coxas de pato
1 alheira de caça
Meia lata de tomate, aos pedaços
1 cubo de caldo galinha
1 cebola, picada
200 ml de molho bechamel
2 bases redondas de massa folhada
1 gema e uns pingos de leite, para pincelar
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Coza muito bem as carnes em água com sal até ficarem muito macias. Coza à parte a alheira. Deixe arrefecer. Desfie as carnes grosseiramente e retire a pele da alheira. Leve a cebola a refogar num pouco de azeite. Quando começar a querer alourar, junte o frango, o pato, o tomate e o caldo de galinha e deixe fervilhar um pouco. Junte a alheira de caça mal desfeita e o bechamel. Envolva bem e retire do lume. Retifi que os temperos de sal e pimenta. Coloque uma base de massa folhada no fundo da tarteira de fundo amovível, deixando as extremidades para fora. Pique o fundo com um garfo. Recheie e cubra com a outra base. Aperte bem as extremidades das duas placas e corte a massa excedente. Aproveite esses pedacinhos de massa para decorar. Pique ao de leve o topo da massa, pincele com a mistura da gema e do leite e leve ao forno a 200 ºC até fi car douradinha. Deixe-a arrefecer um pouco, antes de desenformar. Acompanhe com uma boa salada!

1. Bolo de Alfarroba e Mel

INGREDIENTES:
6 ovos
140 g de açúcar mascavado escuro
(pode usar amarelo ou moreno)
75 g de farinha de alfarroba
100 g de farinha de amêndoa
2 ou 3 colheres de sopa de mel
Pitada de sal
(para as claras)
Açúcar em pó para polvilhar
(opcional)

Forre a base de uma forma redonda sem buraco, de 22 ou 24 cm de diâmetro com papel vegetal. Unte a forma e o papel. Bata muito bem o açúcar com as gemas até ficar uma mistura muito cremosa. Depois junte o mel, a farinha de amendoa e a farinha de alfarroba. Envolva, a velocidade baixa, para evitar que a farinha de alfarroba «levante voo». Bata as claras em castelo, com uma pitada de sal, até ficarem firmes. Envolva as claras na massa, verta na forma e leve a forno pré-aquecido a 180ºC durante 50 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente antes de desenformar. Retire o papel vegetal e sirva depois de frio. Se gostar, polvilhe com um pouco de açúcar em pó ou cubra com um creme de chocolate.