À grande e à francesa

Notícias Magazine

Texto de Adriana Freire
Fotografia de Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Tártaro da terra e do mar

Tarte au citron

Coelho recheado

INGREDIENTES: 1 lombo de coelho, 5 cogumelos paris, 1 dente de alho, 2 chalotas, 50 g de manteiga, 2 nabos grandes, 1 ramo de cheiros, sal e pimenta.

Para o recheio: pique finamente as chalotas e o alho e refogue na manteiga. Adicione os cogumelos picados e deixe ao lume até cozinharem. Reserve. Para o coelho: desosse o lombo, espalme-o e coloque por cima o preparado de cogumelos. Enrole o lombo, ate com fio e sele a carne, de todos os lados, numa frigideira antiaderente, bem quente. Leve ao forno a 200oC durante dez a quinze minutos. Para o molho: asse os ossos no forno e, no fim, deite um pouco de água por cima, para aproveitar os sucos da carne. Coloque tudo num tacho com as ervas aromáticas, cubra com água e deixe ao lume até reduzir. Coe e reserve. Para os nabos: descasque os nabos e corte-os em rodelas de vários tamanhos com um centímetro de espessura. Coloque as rodelas numa frigideira com um pouco de manteiga e água, em lume brando, e deixe-os cozinhar até dourarem por baixo, isto é, sem os virar. Para servir: corte o lombo em fatias de cerca de quatro centímetros, regue com o molho e sirva com as rodelas de nabo.

4 PESSOAS 1 HORA E 30 MIN. ECONÓMICO

Vacherin de fruta

INGREDIENTES: 2 claras de ovo, 2 vezes o peso das claras de açúcar em pó. Para a mousse: 3 maracujás, 1 dl de natas, 20 ml de água, 2 folhas de gelatina, 40 g de açúcar em pó. Para o chantilly: 1 dl de natas, 40 g de açúcar em pó, 2 maçãs, folhas de hortelã, 1 romã

Bata as claras com o açúcar, mergulhando a tijela em água a 50oC. Use formas redondas de silicone, ou coloque duas colheres de sopa de merengue sobre papel vegetal e faça uma concavidade no centro. Leve ao forno a 120oC, cerca de duas horas, até secar. Corte as maçãs em cubos. Para a mousse: retire a polpa aos maracujás e misture com a água. Passe por um coador. Aqueça o sumo e misture a gelatina amolecida em água fria. Reserve no frio. Bata as natas com o açúcar, misture o sumo de maracujá e deixe três horas no frio. Coloque no centro do prato um pouco de espuma para manter o merengue em meia abóbada. No interior do merengue, coloque a mousse de maracujá, pedaços de maçã e cubra com chantilly, por cima, coloque algumas fatias de maçã, sementes de romã e folhas de hortelã.

4 PESSOAS 2 HORAS E 15 MIN. ECONÓMICO

O chef