OPINIÃO

Menu verde que sabe bem

Sumo, prato principal e sobremesa. Um menu verde, saudável e saboroso, para experimentar num dia de calor.

Batidos, sumos, snacks, saladas, sopas, sobremesas. Tudo prático, tudo saudável,reunido no novo livro de receitas de Mafalda Pinto Leite, Cozinha Saudável (ed. Porto Editora), com dicas úteis sobre alimentos que nos ajudam a ter uma alimentação mais equilibrada sem comprometer o sabor.


BATIDO VERDE TROPICAL
Ingredientes:
3 chávenas de leite de caju ou amêndoa, 1 chávena de sumo de laranja, 1 banana congelada, às rodelas, 1 chávena de ananás em pedaços, ½ manga em pedaços, ½ lima (sumo e uma pitada de raspa), 1 c. sopa de sementes de cânhamo, 1 c. chá de gengibre, 1 c. sopa de coco ralado, ½ colher de chá de spirulina, 1/4 chávena de espinafres, uma pitada de curcuma.

Coloque todos os ingredientes no copo liquidificador. Bata até obter uma mistura cremosa e sem grumos. Acrescente água, se necessitar, para obter a consistência desejada.


CANNELLONI DE CURGETE
Ingredientes para os cannelloni: 3 curgetes, azeite q.b. Recheio: ½ chávena de macadâmias demolhadas, ½ chávena de amêndoas demolhadas, 1 chávena de tomate seco demolhado, 1 c. sopa de miso, 2 c. chá de orégãos, 2 c. chá de salva, 1 c. sopa de tamari*, pitada de pimenta- de-caiena, 1 c. sopa de azeite.

Ingredientes para o molho de tomate: 4 tomates, 1 ½ chavena tomate seco demolhado, 1 dente de alho, 1 chávena de manjericão, 1 pitada de pimenta, 2 c. sopa de ervas frescas (orégãos, alecrim e tomilho), 2 c. sopa de azeite, 1 c. sopa de mel, 2 c. chá de vinagre de sidra ou sumo de limão.

Ingredientes para o parmesão: ½ chávena de caju ou macadâmias, ½ alho, 2 c. sopa de levedura nutricional, 2 c. sopa de sumo de limão, sal.

Corte as curgetes em fatias finas, ao longo do comprimento, com a mandolina ou uma faca afiada. Disponha num prato e regue com azeite. Polvilhe com uma pitada de sal. Para o recheio: introduza todos os ingredientes no copo liquidificador e bata até misturar (deve ficar com pedaços). Para o molho de tomate: retire as sementes e corte-os em cubos. Reserve. Sem lavar o robot, coloque os restantes ingredientes do molho. Bata por uns segundos de maneira a misturar, mas não em demasia. Junte o tomate fresco e misture à mão. Ajuste o tempero com sal e pimenta. Se desejar servir com o parmesão: pique todos os ingredientes no robot até se misturarem bem – mas sem ficar em papa. Espalhe uma camada fina num tabuleiro do desidratador e deixe por quatro horas até ficar seco por cima, ou leve ao forno pré-aquecido a 180° C, por 20 a 30 minutos ou até estar dourado e crocante. Para rechear os cannelloni, coloque uma colher de sopa mal cheia do recheio na ponta de cada fatia de curgete e vá enrolando até obter um cilindro – atenção, que o recheio deve ficar bem preso. Sirva os cannelloni por cima do molho de tomate. Decore com rebentos de soja e parmesão.

* Tamari: alternativa ao molho de soja tradicional. Resulta da fermentação do proteínas originais. Rico em minerais e boa fonte de vitamina B3. Auxiliador da digestão.

 

MOUSSE DE LIMA E CHÁ VERDE
Ingredientes:
2 chávenas de caju demolhado, 2 abacates maduros e firmes, ½ chávena de adoçante a seu gosto, 1 lima (sumo e raspa), 1/4 chávena de creme de coco, 1 c. chá de matcha* em pó, ½ c. chá de spirulina pacífica, 1 pitada de flor de sal, 1/4 chávena de óleo de coco derretido.

Coloque todos os ingredientes, exceto o óleo de coco, no copo liquidificador. Bata até ficar bem cremoso. Junte o óleo de coco e volte a bater. Divida por copos e guarde no frigorífico durante uma hora ou até ficar mais firme. Polvilhe com mais raspa de lima antes de servir. Rica, cremosa e saudável são os adjetivos que me ocorrem para descrever esta mousse. Além de deliciosa é, ainda por cima, fácil e rápida de fazer.

* Matcha: derivado do chá verde, herda deste as capacidades antioxidantes que retardam a formação de rugas, reduzem os danos dos raios UV e revitalizam as nossas células. É um verdadeiro superalimento para quem almeja energia, saúde e longevidade.

Mafalda Pinto Leite