Receitas frescas com tudo a cru

Notícias Magazine

CEVICHE DE SALMÃO

Ingredientes:
250 g de salmão, sumo de ½ limão, sumo de 2 limas, 2 c. de sopa de cebola-roxa, 3 rodelas de malagueta (picada e sem sementes), 1 c. de chá de pimento encarnado, 1 c. de chá de pimento verde, 2 c. de sopa de manjericão, 1 c. de sopa de cebolinho, 2 c. de sopa de azeite virgem extra, 1 c. de chá de flor de sal.

Preparação:
Comece por cortar o lombo de salmão, regue com o sumo de limão e com o sumo de lima. Adicione o sal e reserve durante cerca de 15 minutos. De seguida, retire as sementes da malagueta e pique-a, corte a cebola roxa, os pimentos, o cebolinho e o manjericão. Junte tudo e tempere. Enfeite com folhas de manjericão e regue com um fio de azeite.

“Esta receita é talvez das mais apreciadas no meu blogue. É de uma simplicidade que não falha, e facilmente adaptável a várias circunstâncias: desde uma refeição, a uma simples entrada num jantar de amigos, ou mesmo um snack, diz Inês Simas, autora do livro Cru – Carpaccios, Tártaros e Ceviches. “Gosto de a comer com a ajuda de uma colher, num prato cheio de leite de tigre, ou sobre uma fina fatia de pão tostada em azeite.”


TACOS DE TÁRTARO DE NOVILHO COM TOMATE SECO

Ingredientes:
2 tacos, 200 g de novilho, 15 g de salada, 5 alcaparras, 1 c. de sopa de cebola roxa, 2 c. de sopa de óleo de sésamo, 1 c. de sopa de sementes de sésamo, 1 c. de chá de alho, 1 gema de ovo, 1 c. de sopa de molho de soja, 1 c. de chá de mel, 1 c. de chá de flor de sal, 2 unidades de tomate seco.

Preparação:
Para a confeção do tártaro, comece por cortar a carne em cubos pequeninos, adicione os restantes ingredientes já picados, os temperos, a gema de ovo e envolva. Coloque numa superfície plana os tacos abertos, coloque ao centro a salada e divida o tártaro. Enfeite com tomate seco, passe com os moinhos do sal e da pimenta, e regue com um fio de óleo de sésamo. De seguida, dobre a base e as duas laterais, num movimento que fecha o taco deixando apenas uma ponta aberta. Estão prontos a servir.

“Adoro a versatilidade que a massa do taco dá a muitas das minhas receitas, que se tornam práticas ao serem convertidas em snack, facilmente transportáveis para a praia ou para um piquenique.”

CARPACCIO DE FIGOS COM REQUEIJÃO

Ingredientes:
4 figos descascados e cortados em fatias finas, 30 g de salada, 1/2 requeijão desfeito, 6 nozes, molho de azeite e mel, sal do moinho q.b. Molho de azeite e mel: 4 c. sopa de azeite virgem extra, 1 c. de sobremesa de sumo de limão, 1 c. de sobremesa de mel

Preparação:
Numa taça tempere a salada com o molho e espalhe-a no prato. Retire a casca dos figos, corte em fatias finas e disponha-as no prato. Desfaça o requeijão e as nozes à mão e deixe cair. Regue com o molho de azeite e mel, passe o moinho do sal e sirva.

Perfeito para um pequeno-almoço de fim de semana ou um brunch — aquela refeição que é mais pesada do que o pequeno-almoço e mais leve do que o almoço e que costuma ocorrer ao domingo ou em dias festivos. É facilmente adaptável para um snack, se servido sobre uma fatia de pão alentejano bem grossa.


CARPACCIO DE BACALHAU COM MAJERICÃO, FRAMBOESA E CEBOLINHAS

Ingredientes:
100 g de carpaccio de bacalhau, 10 g de rúcula, 1 c. de sopa de cebolinhas brancas, 6 framboesas, 4 folhas de manjericão, 3 grãos de pimenta rosa, molho de framboesas, sal e pimenta preta moída na altura. Molho de framboesas: 2 c. de sopa de azeite virgem extra, 1 c. de chá de vinagrete de framboesa.

Preparação:
Disponha as fatias de carpaccio de bacalhau sobre um prato, espalhe de modo uniforme, a rúcula, as framboesas, as cebolinhas picadas, o manjericão e os grãos de pimenta-rosa esmagados. Regue com o preparado de molho de framboesas e por último passe com o moinho de sal.

“Esta receita fascina-me desde o primeiro dia. Adoro o contraste de sabores do bacalhau salgado e da acidez da framboesa. Um prato lindo quando acabado de servir e de grande autenticidade.”

Copy of 1263_receitas05

*Inês Simas é autora do livro Cru – Carpaccios, Tártaros e Ceviches (Manuscrito Editora, 240 páginas, 17,90 euros) e escreve o blogue Cru com Pinta.