Receita de tortellini de bacalhau

Notícias Magazine

Ingredientes:

Massa: 250 g de sêmola de trigo, 50 g de farinha de trigo tipo 00, 3 ovos
Recheio: 180 g de migas de bacalhau, 100 g de batatas, 20 g de salsa, raspa de limão, pimenta preta e sal marinho
Molho de tomatada com espumante: 500 g de tomate sem pele nem sementes, 300 ml de espumante Velha Reserva 2012 Casa Senhorial do Reguengo, 25 g de salsa, 100 g de azeitonas sem caroço laminadas, 1 dente de alho, 100 ml de azeite, sal marinho e pimenta preta
Para a massa: numa tigela de inox, junte a sêmola de trigo, a farinha e os ovos e misture tudo muito bem. Trabalhe a massa numa mesa, durante cerca de 10 minutos. Envolva a massa em película e deixe descansar durante 30 minutos. Enquanto a massa descansa, prepare o recheio: brinja o bacalhau e coza as batatas inteiras. Assim que o bacalhau começar a ferver, retire-o do lume e escorra.

Preparação:

Coza as batatas durante cerca de 20 minutos, até que fiquem macias. Retire-as da água, deixe-as arrefecer e esmague-as. Desfie bem o bacalhau, junte as batatas esmagadas, a salsa picada e tempere com sal e pimenta. Trabalhe bem a mistura até que fique cremosa. Com a ajuda de um rolo ou de uma máquina própria para fazer massas, estique a massa até que fique muito fina. Corte pequenos círculos e recheie cada um, humedeça as pontas e feche, dando-lhes a forma de tortellini.
Para o molho: aqueça o alho no azeite. Junte o tomate e o espumante e deixe ferver cerca de oito minutos. Por fim, junte a salsa e as azeitonas e tempere com sal e pimenta. Coza os tortellini durante três minutos em água a ferver e em seguida, misture-os com o molho de tomate.

* Receita de Rui Martins, chef do Rib Beef & Wine Porto (Pestana Vintage Porto Hotel – Praça da Ribeira, 1, Porto)