OPINIÃO

Tarte merengada de limão

Provavelmente, é a sobremesa mais fresca que alguma vez vai provar.
tarte merengada de limão infalível
tarte merengada de limão infalível

Esta tarte merengada de limão infalível pode parecer complicada por meter recheio e cobertura, mas faz-se num instante e come-se noutro.

Uma sugestão: se a fizer à noite e puder deixá-la no frigorífico até ao dia seguinte, as fatias sairão bem firmes, sem que o merengue se desmanche. Experimente e diga-nos de sua justiça…

Forre uma tarteira com 1 base de massa quebrada redonda, encha-a de feijões secos para não deformar e coza-a no forno segundo as instruções da embalagem. Enquanto isso, vá fazendo o recheio: num tachinho antiaderente misture bem 3 gemas, 1/2 chávena de açúcar, sumo e raspa de 1 limão, 1 colher de sopa de maisena desfeita em 1/2 chávena de água e 2 dl de leite. Leve a lume brando, mexendo sempre até ferver para obter um creme liso, e verta na tarteira. Feito isto, bata as 3 claras que lhe sobraram em castelo com 90 g de açúcar, disponha sobre o creme e leve novamente ao forno a alourar (cerca de 10 minutos). Deixe arrefecer, guarde no frio até à hora de servir e… bom apetite!