Swarovski: de empresa familiar a marca global

Começou por fabricar cristais tornando-se numa empresa de referência na área da joalharia, entretenimento e moda. Cento e vinte anos depois, é a quinta geração da família Swarovski que toma conta de um negócio que continua a crescer e a inovar.

Quando Daniel Swarovski fundou a sua empresa de lapidação de cristais, em 1895, estava longe de imaginar o sucesso que a marca viria a ter no futuro. Fundada inicialmente em Wattens, na Áustria, passou de uma pequena fábrica de cristais para um grupo global administrado pela quinta geração de membros da família.

Contando com um crescimento sustentável nos últimos anos, o objetivo da Swarovski passa por manter a sua posição como líder em design e inovação tecnológica. Segundo os últimos dados divulgados pela marca, de 2012, a empresa teve nesse ano uma faturação global de 2,4 mil milhões de euros, distribui os seus produtos em quase 170 países e conta com mais de 25.000 trabalhadores em todo o mundo. Em Portugal, existem 12 lojas Swarovski, duas concessões em department stores, seis lojas franchisadas e 29 distribuidores autorizados.

A Swarovski é uma referência de qualidade nos setores do cristal, da moda e do lifestyle, sendo atualmente a terceira maior marca global de joias e líder mundial em bijuterias. Apesar do sucesso, um dos valores da marca passa por manter preços acessíveis sem descurar a qualidade.

Foi lançada recentemente a coleção de primavera/verão 2016 sob o tema: «Sea of Sparkle», apostada em oferecer tons associados ao mar e à flora marinha.

Nathalie Colin, diretora criativa da Swarovski, explica: «O mar é uma fonte totalmente orgânica e infinita de beleza, inspiração perfeita para a coleção. Além de celebrar a beleza da natureza, cada peça oferece uma elegância sofisticada e feminina, perfeita para qualquer ocasião.» Oferecer peças perfeitas para ocasiões especiais e festas sazonais continua a ser a aposta da marca.