OPINIÃO

Sopas e descanso

Há lá coisa melhor do que uma bela sopa?

Ajudam o corpo a recuperar dos excessos das últimas semanas.

E são ricas em nutrientes fundamentais para o nosso bem-estar.

ANTIOXIDANTE
Ingredientes: 500 g de tomate, 2 ou 3 pimentos vermelhos, 2 cebolas roxas, 4 dentes de alho, azeite, 4 colheres de sopa de arroz (fac.), 1 raminho de salsa, 2 c. de chá de paprika, 1 l de caldo de galinha.

Escalde o tomate e retire a pele. Pique a cebola e o alho e leve a refogar com um fio de azeite. Assim que a cebola ficar mole junte a paprika, o arroz, o pimento em cubinhos e o tomate em pedaços. Acrescente o caldo e dois ou três pés de salsa. Tempere com sal e pimenta. Por fim triture tudo e sirva com a salsa picada.
4 PESSOAS / 30 MIN. / ECONÓMICO

NM1233_Receitas02

REVIGORANTE
Ingredientes: 250 g de lentilhas amarelas, 1 alho francês, 1 cebola picada, 1 talo de aipo, 3 dentes de alho picados, 1 colher de chá de cominhos, 2 c. sopa de gengibre ralado, 3 colheres de sopa de azeite, 1 l de caldo de galinha, coentros ou salsa.

Numa panela, junte o azeite, o alho e a cebola picados, o gengibre ralado e os cominhos. Deixe por uns minutos para que os cominhos libertem o seu aroma e em seguida junte o aipo e o alho francês fatiados e envolva tudo muito bem. Deixe suar por cinco minutos e, por fim, junte o caldo. Tempere com sal e deixe a fervilhar até cozer as lentilhas. Por fim, triture tudo e sirva com coentros ou salsa picados.
4 PESSOAS / 60 MIN. / ECONÓMICO

ESTIMULANTE
Ingredientes: 1 kg de beterraba, 4 cenouras, 1 ou 2 cebolas, 2 colheres de sopa de gengibre ralado, 3 dentes de alho, 3 colheres de sopa de azeite, 1 l de caldo de legumes, 1 laranja e sal.

Refogue a cebola e o alho picados no azeite. Quando a cebola ficar mole, adicione o gengibre e deixe por um minuto ou dois. Junte a beterraba descascada e cortada em cubos e a cenoura, também descascada e cortada em rodelas. Deixe por mais dois minutos e em seguida acrescente o caldo e tempere com sal. Por fim triture tudo, junte o sumo da laranja e sirva com as raspas do vidrado da casca da laranja.
4 PESSOAS / 60 MIN. / ECONÓMICO

NM1233_Receitas03

DESINTOXICANTE
Ingredientes: 2 alhos franceses, 500 g de brócolos, 2 chávenas de ervilhas, 1 ramo de salsa, 3 c. sopa de azeite, 1 l de caldo de legumes, 2 iogurtes naturais, sal, pimenta e amêndoas lascadas.

Corte o alho francês em rodelas finas e separe os brócolos. Refogue ligeiramente o alho francês num fio de azeite, junte os brócolos, as ervilhas e a salsa. Adicione o caldo, tempere com sal e pimenta e deixe ao lume até cozer. Por fim, triture tudo e junte o iogurte. Sirva de imediato com a amêndoa lascada, previamente torrada
4 PESSOAS / 30 MIN. / ECONÓMICO

O PODER DOS ALIMENTOS
Arroz
Boa fonte de energia com carboidratos saudáveis. É também rico em proteínas, vitaminas e minerais.

Paprika
Obtida a partir do pimentão, depois de seco e moído. É uma boa fonte de vitamina C e carotenoides. Ajuda os sistemas circulatório e digestivo.

Alho
Previne doenças cardiovasculares, pois ajuda a reduzir o colesterol e a tensão arterial. Excelente para problemas de estômago, indigestão e prisão de ventre.

Tomate
Antioxidantes e potássio, vitaminas C e E. Excelente protetor cardiovascular. O tomate é um fruto e, como tal, deve ser utilizado maduro.

Pimento vermelho
Vitaminas C e A, fibra e potássio. Ajuda a aumentar a resistência física.

Salsa
Vitaminas, sobretudo a C, cálcio e potássio. É estimulante, tónica, diurética e anti-inflamatória.

Gengibre
Ajuda a melhorar a absorção dos nutrientes essenciais e combate a flatulência. Favorece a digestão e é um excelente descongestionante das vias respiratórias.

Lentilhas
Fibras, proteínas, amido, ferro, zinco, cálcio e vitaminas A e do complexo B. De todas as leguminosas, é a que se digere com mais facilidade.

Pimenta-de-caiena
(em vez de paprika) Previne a intoxicação alimentar e estimula a digestão.

Aipo
Rico em vitaminas, ferro, fósforo, potássio e sódio. Tem poucas calorias, o que o torna muito recomendado em dietas.

Cenoura
Elevada quantidade de beta-caroteno, bem como vitamina C e E. Poderoso antioxidante e excelente estimulante do fígado.

Beterraba
Vitaminas A, B e C, fósforo e magnésio. Reforça o sistema imunitário, estimula o fígado e facilita a digestão.

Cebola
Vitaminas C, B e sais minerais. Ajuda a estimular a digestão e a reduzir os níveis de colesterol.

Laranja
Vitamina C. Melhora a circulação e ajuda no combate às infeções.

Brócolos
Vitamina A, ácido fólico, vitamina C, potássio e ferro. Ajudam a aumentar os níveis de energia e reforçam o sistema imunitário.

Amêndoas
Proteínas, cálcio e minerais essenciais.

Iogurte natural
Reforça o sistema imunitário, regula a função intestinal e previne problemas digestivos.

Ervilhas
Vitaminas do complexo B e ácido fólico. Excelentes para combater indigestão, obstipação, stress e fadiga.

Azeite
Poderoso antioxidante, é considerado um super medicamento. Favorece a secreção biliar, regula a função hepática e ajuda nas perturbações digestivas

Alho francês
Potássio e vitamina C. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Use sempre a parte verde, rica em beta-caroteno.

Adriana Freire
Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens