Servido na casca

beringela
beringela

Use da melhor forma o que a natureza nos dá.

Beringela
Ingredientes: 4 beringelas médias, 1 chávena de arroz agulha, 1 cebola, 2 c. de sopa de azeite, 2 tomates, 1 dl de vinho branco, 2 c. de sopa de passas, 2 c. de sopa de pinhões torrados, 1 c. de chá de cominhos, 1 c. de café de canela, salsa, sal e pimenta.

Coloque as beringelas inteiras no forno, pré-aquecido a 180º C, até que comecem a ficar com a pele engelhada. Entretanto, coza o arroz. Depois de assada, corte a beringela ao meio no sentido longitudinal e, com uma colher, retire parte do interior. Pique a cebola e refogue-a no azeite e, assim que ficar mole, junte o tomate cortado em cubinhos, a polpa da beringela, o vinho branco e as especiarias. Deixe por um minuto ou dois e em seguida misture o arroz, as passas e os pinhões. Tempere com sal e pimenta e coloque o preparado dentro das cascas da beringela. Leve ao forno a gratinar, cerca de 15 minutos. Sirva de imediato, polvilhado com salsa picada.
4 PESSOAS / 1H20M

nm1245_receitas02

Curgete
Ingredientes: 2 curgetes, 150 g de cogumelos de Paris, 1,5 dl de natas, 1 dente de alho, 1 c. de sopa de mostarda de Dijon, 1 c. de sopa de azeite, 1 limão, cebolinho, sal e pimenta.

Coza as curgetes inteiras, cerca de dez minutos, cobertas de água temperada com sal. Depois de frias corte-as ao meio no sentido longitudinal e, com uma colher, retire todas as sementes, formando uma cavidade. Corte os cogumelos em quatro ou mais pedaços, dependendo do seu tamanho. Para o molho: misture as natas com a mostarda, o azeite e o alho picadinho. Tempere com sumo de limão, sal e pimenta a gosto. Envolva bem os cogumelos no molho e coloque-os no interior de cada meia curgete. Termine com o cebolinho picado. Sirva como entrada. Escusado será dizer que a curgete também se come.
4 PESSOAS / 15 MIN.

nm1245_receitas01

Tomate
Ingredientes: 8 tomates maduros rijos, 3 chalotas, 100 g de sobras de carne, 100 g de bacon em cubos, 100 g de pão ralado, 1 ovo, 3 c. de sopa de azeite e sal.

Corte uma tampa na extremidade superior e retire, com cuidado, todo o interior e coloque num passador de rede. Misture o sumo de tomate obtido com o pão ralado. Refogue as chalotas picadas no azeite. Junte o bacon e a carne cortada em pedaços pequenos e deixe ao lume, um minuto ou dois, para tomar o gosto. Adicione o pão ralado, o ovo, misture bem e, passado um minuto, retire do lume. Recheie o tomate com este preparado. Coloque um pouco de água no fundo do tabuleiro e leve o tomate ao forno a 180º C cerca de 40 minutos, até assar.
4 PESSOAS / 1 HORA

nm1245_receitas03

Abóbora
Ingredientes: 2 abóboras-manteiga, 1 queijo de cabra curado, 2 dentes de alho picado, manteiga, azeite, 50 g de nozes, mel e tomilho.

Corte a abóbora ao meio no sentido longitudinal e retire as sementes e os filamentos. No interior de cada metade de abóbora, coloque o alho picado, uma noz de manteiga e um fio de azeite. Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, cerca de 50 minutos até assar. Depois de assada, escave o interior com uma colher, sem ferir a casca. Misture a polpa da abóbora com o queijo cortado em cubinhos, junte as nozes e o tomilho e coloque o preparado dentro da casca da abóbora. Regue com um fio de mel e leve ao forno até o queijo derreter.
4 PESSOAS / 1H15M