OPINIÃO

Saladas frutadas

Em vez de salada de fruta, que tal salada com fruta? Receitas originais para um almoço saudável.

Quem disse que morangos não combinam com frango e cebola? Junte os frutos preferidos à salada, para uma refeição ou entrada leve e saudável.

Morangos, mirtilos, framboesas e amoras… Porque não tirar partido dos frutos da época e juntá-los às suas saladas? Sugerimos-lhe quatro receitas originais que combinam os nutrientes dos vegetais com as vitaminas da fruta.


Veja também: «Saladas no frasco: quatro receitas para levar para todo o lado»



FRANGO COM MORANGOS

INGREDIENTES: 2 peitos de frango, 1 alface verde, 1 alface roxa, 1 cebola roxa, 80 g de miolo de noz, 1 requeijão, 150 g de morangos, sal e pimenta preta. MOLHO: 3 c. de sopa de azeite, 2 c. de sopa de vinagre de framboesa, 1 c. de sopa de mel, 1 c. de sopa de mostarda de Dijon

Grelhe o frango depois de o temperar com sal e pimenta e corte-o em cubos de cerca de dois centímetros. Prepare as alfaces e ripe-as (pode usar mistura de alfaces ou outra a seu gosto das que se vendem já lavadas, prontas a usar). Depois de bem lavados, corte os morangos em fatias. Misture os ingredientes do molho e envolva bem com a alface e o frango grelhado. Por fim junte o requeijão em pedacinhos, os morangos e as nozes grosseiramente picadas. Serve 2 pessoas.


OVOS COM FRAMBOESAS E AMORA

INGREDIENTES: 1 alface, 2 ovos, 100 g de framboesas e amoras, 4 tiras de bacon, maionese de alho

Prepare a alface e coza os ovos. Frite o bacon numa frigideira antiaderente, sem gordura, assim que ficar crocante, coloque- o em papel absorvente e em seguida corte-o em pedacinhos. Misture a alface e o bacon com um pouco de maionese de alho e junte os ovos cozidos em pedaços e os frutos vermelhos. Serve 2 pessoas.


MANGA E ABACATE

INGREDIENTES: 2 mangas, 1 abacate, 1 cebola roxa, 2 limas, 1 pimento vermelho, coentros, 1 malagueta, sementes de papoila (opcional) , sal

Corte a manga em cubos. Depois de limpar as sementes e os filamentos, corte o pimento em tirinhas. Corte o abacate em pedaços e regue-os de imediato com sumo de lima para não oxidarem. Pique a cebola e a malagueta. Misture tudo com cuidado e regue com o sumo de lima. Serve 2 pessoas.


SALMÃO E MIRTILOS

INGREDIENTES: 100 g de salmão fumado, 1 cebola roxa, 1 embalagem de espinafres, 100 g de mirtilos, 1 queijo feta, sementes de sésamo. MOLHO: 4 c. de sopa de azeite, 2 c. de sopa de vinagre de cidra, sal e pimenta

Corte o salmão em tirinhas e o queijo feta em cubinhos. Pique a cebola. Misture bem os ingredientes do molho e envolva com os espinafres e a cebola. Junte o queijo e os mirtilos e polvilhe com as sementes de sésamo. Serve 2 pessoas.

 

Adriana Freire
Fotografia Leonardo Negrão/Global Imagens