Salada com espargos, cogumelos e ovo

Tem espargos, cogumelos e ovos em casa? Pode experimentar fazer esta salada silvestre. E não se deixe enganar pelo nome: esta salada sacia bastante.

Uma sugestão da dietista Joana Ramos Oliveira, coordenadora dos cursos de cozinha da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e autora do livro Comer para controlar a diabetes (ed. Esfera dos Livros).

INGREDIENTES: 300 g batata doce, 200 g cogumelos, 320 g espargos, 4 ovos, mistura de alfaces q.b, 2 c. sopa azeite, sal e pimenta q.b

Descasque e corte as batatas em pedaços do mesmo tamanho. Coza com uma pitada de sal até ficarem al dente. Pique o alho, lamine os cogumelos e corte os espargos em pedaços. Coloque tudo numa frigideira com o azeite e tempere com sal e pimenta. Quando os espargos estiverem cozinhados, escorra as batatas e coloque-as na frigideira. Salteie mais um pouco para as batatas se envolverem com o resto dos ingredientes.

Para os ovos escalfados, corte dois quadrados de película aderente e sobreponha-os. Coloque os quadrados por cima de uma taça pequena e unte com um pouco de azeite, deite o ovo e feche a película dando um nó. Mergulhe o ovo num tacho com água a ferver e retire assim que estiver a seu gosto – cerca de 4 minutos para o ovo mal passado e 5 para uma gema mais cozinhada. Repita o procedimento para cada ovo.

Serve 4 pessoas.


Veja também: «Cardápio saudável para diabéticos»