Sabores de outono

shutterstock_143296522

Publicidade

Os marmelos não servem só para fazer geleia e marmelada.

Enquanto pela maioria das casas se espalha o aroma da marmelada e da geleia, há quem arrisque a dar outros usos ao tão apreciado marmelo. E que bem que sabe.

Eis um prato principal e uma sobremesa com este fruto.

BORREGO COM MARMELO
INGREDIENTES: 1 kg de pá de borrego, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 2 c. de sopa de azeite, 1 folha de louro, 1 c. de sopa de gengibre ralado, 1 c. de chá de açafrão das índias, 1 pau de canela, 2 marmelos, amêndoa lascada torrada.

Refogue a cebola e o alho no azeite. Assim que a cebola começar a alourar, junte o gengibre, o açafrão, o pau de canela e a folha de louro. Deixe por um minuto e junte a carne, cortada em cubos grandes (peça ao talhante para a cortar assim), acrescente um pouco de água e deixe cozer em lume brando. À parte coza os marmelos inteiros com a casca, corte-os em gomos e retire apenas o caroço. Junte-os à carne e deixe ao lume mais dez a quinze minutos. Na altura de servir adicione a amêndoa torrada. Serve 4 pessoas.

CRUMBLE DE MARMELO
INGREDIENTES:
4 marmelos, água, 200 g de açúcar, 1 limão, 1 pau de canela. Para o crumble: 200 g de farinha, 150 g de açúcar, 150 g de manteiga

Descasque os marmelos, regue-os comsumo de limão e coza-os inteiros, cobertos de água, com o açúcar e o pau de canela. Depois de cozidos corte-os em cubinhos. Numa tigela, misture o açúcar e a farinha e a manteiga, previamente cortada em cubinhos e mantida no frio. Com a ponta dos dedos, trabalhe a massa em areia. Num tabuleiro refratário, preencha o fundo com o marmelo e por cima coloque o preparado anterior. Leve ao forno a 180o C. Sirva quente ou frio, simples ou acompanhado com gelado de baunilha ou de natas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.