Rolo de fiambre

1277_receitas04

Publicidade

Ideal para um jantar em família. Rende cerca de 20 fatias.

INGREDIENTES: 250 g de farinha sem fermento, 100 ml de leite morno, 20 g de fermento de padeiro fresco, 1 pitada de sal, 1 ovo + 1 ovo para pincelar, 200 g de fatias de fiambre ou presunto ou paio (ou uma mistura).

Desfaça o fermento de padeiro no leite morno. Numa taça grande, coloque a farinha e o sal e abra uma cavidade no centro. Coloque aí o ovo e o leite com o fermento. Amasse muito bem até obter uma massa uniforme e macia. Estenda-a com um rolo de cozinha sobre uma superfície enfarinhada, dando-lhe a forma de um retângulo grande.

Disponha por toda a massa o fiambre ou as fatias de charcutaria que tiver escolhido, deixando uma margem sem recheio a toda a volta, e enrole bem, a partir do lado mais comprido. Feche as extremidades, empurrando a massa para dentro, e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal, com o lado da união da massa para baixo.

Cubra com um pano de cozinha limpo e uma manta polar e deixe a levedar num local ameno e sem correntes de ar. Se tiver o forno ainda morno (mas desligado) de uma utilização anterior, não use a manta e coloque o tabuleiro dentro do forno. Deverá demorar cerca de 30 minutos a crescer. Pré-aqueça o forno a 180o C (retirando o rolo se tiver estado a levedar lá dentro). Pincele o rolo com ovo batido e leve‑o ao forno. Deixe cozer cerca de 25 minutos ou até ficar bem dourado.

Rende cerca de 20 fatias.

*Teresa Rebelo escreve o blog Lume Brando e é autora do livro Estava Tudo Ótimo! (Ed. Matéria Prima).