Receitas sem carne

Simples, deliciosas e reconfortantes para quem evita a carne na Quaresma.

Não há desculpas para não fazer um brilharete esta Páscoa.

Lasanha de rúcula
Ingredientes: 500 g de lasanha fresca, 80 g de rúcula, manjericão, 1/5 l de bechamel, 100 g de queijo da ilha ralado, 100 g de queijo flamengo ralado, parmesão ralado, manteiga.
Bechamel: ½ l de leite quente, 2 c. de sopa de farinha, 2 c. de sopa de manteiga, sal, pimenta e noz-moscada.

Para o bechamel: derreta a manteiga, junte a farinha e, em lume brando, mexa até formar uma bola mole. Vá juntando o leite quente, mexendo sempre, até obter um creme homogéneo. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Barre um tabuleiro com manteiga e um pouco do bechamel. Misture os dois queijos. Coloque uma folha de lasanha e, por cima, uma camada de bechamel, outra de rúcula, manjericão e um pouco da mistura de queijos. Repita até terminar as folhas de lasanha. Cubra com bechamel, rúcula e manjericão e termine com parmesão ralado. Leve ao forno, a 180º C cerca de 30 minutos, até gratinar.
4 PESSOAS / 45 MIN. / ECONÓMICO

NM1243_receitas01

Folhado de salmão
Ingredientes: 4 lombos de salmão, 1 limão, 2 dentes de alho picado, sal e pimenta. Duas embalagens de massa folhada e 1 ovo batido.

Tempere o salmão com um pouco de sumo de limão, o alho picado, sal e pimenta a gosto e deixe cerca de dez minutos. Estenda a massa, corte-a ao meio, no centro coloque o salmão, depois de limpo com papel absorvente. Feche bem cada lombo com a massa e pincele com ovo batido. Leve ao forno, pré-aquecido, a 180º C, cerca de 30 minutos até dourar. Sirva quente ou frio, com arroz branco e salada ou apenas com uma boa salada.
4 PESSOAS / 40 MIN. / ECONÓMICO

NM1243_receitas03

Cuscuz com molho de pimento assado
Ingredientes: 2 chávenas (de chá) de cuscuz, 2 chávenas (de chá) de caldo de vegetais, amêndoa laminada torrada 1 raminho de salsa e sal.
Para o molho: 1 embalagem de pimento vermelho assado, 60 g de miolo de amêndoa sem pele, 1 dente de alho, 3 c. de sopa de azeite, 1 c. de sopa de vinagre e sal.

Coloque o cuscuz num recipiente largo (tabuleiro), junte a água, temperada com sal ou o caldo de legumes, bem quente. Cubra e deixe repousar cerca de dez minutos. Com a ajuda de um garfo solte o cuscuz. Para o molho de pimento: escorra bem o pimento e triture-o junto com os restantes ingredientes, até obter uma pasta. Misture esta pasta com o cuscuz, salpique com a amêndoa laminada e a salsa picada. Sirva com uma salada. Também é um ótimo acompanhamento para legumes grelhados.
4 PESSOAS / 15 MIN. / ECONÓMICO

NM1243_receitas02

Massa recheada com molho de curgete
Ingredientes: 300 g de massa lumaconi ou cannelloni, 2 embalagens de legumes congelados – mistura para saltear (800 g), 1 tomate, 4 chalotas picadas, 2 dentes de alho, 3 c. de sopa de azeite, 4 dl de natas, 4 curgetes, 3 gemas, sal, pimenta e 60 g de parmesão ralado.

Para o molho: lave e corte a curgete em cubos grandes, sem retirar a pele e coza-a em água temperada com sal. Depois de cozida, escorra a curgete e triture-a com as natas, as gemas de ovo e metade do parmesão ralado. Tempere com sal e pimenta e reserve. Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem, sendo que deve ficar al dente. Para tal, depois de cozida, coloque a massa num escorredor e passe-a por água fria corrente. Para os legumes: refogue a chalota e o alho no azeite, assim que ficar mole, junte o tomate picado, deixe por dois minutos e adicione os legumes. Deixe por cinco minutos até cozer. Recheie a massa com os legumes. Num recipiente próprio para ir ao forno e à mesa coloque o molho de curgete e, por cima, a massa recheada. Polvilhe com o restante queijo ralado e leve ao forno a 180º C até gratinar. Em vez de legumes congelados, use frescos: cogumelos, curgete, beringela, cenoura, brócolos, etc.
4 PESSOAS / 40 MIN. / ECONÓMICO