Receitas para a beleza em estado natural

Receitas beleza natural

Recorrer à natureza para cuidar de si é a proposta de Maria do Céu Painhas, num livro em que a gestora reúne tratamentos que ela própria usa, para fazer em casa.

Muito antes de existir uma indústria de cuidados de beleza, já as mulheres sabiam como encontrar, na natureza, aliados para cuidar de si. São saberes que se foram perdendo com o tempo mas que algumas mulheres conseguiram preservar, passando-os de geração em geração. Maria do Céu Painhas faz parte desse grupo, tendo crescido a observar a forma como a bisavó e a mãe utilizavam «produtos básicos, como o azeite, o leite, os ovos, as couves, os alhos, as plantas e as flores» para cuidar de si e da sua saúde.

São esses ensinamentos, e outros que foi descobrindo e pesquisando ao longo dos anos, que partilha no livro Beleza Natural (Ed. Matéria Prima). Organizada de forma a ser muito prática, a obra reúne tratamentos de rosto, lábios e olhos, corpo, mãos e pés, e cabelo, que, segundo a autora, têm como principais vantagens «a facilidade de execução, produtos acessíveis e que todos têm em casa, custo “zero”, visto não ter de fazer compras extra para a maioria dos tratamentos, não ter de esperar para fazer os tratamentos e a possibilidade de os fazer enquanto se realiza outra tarefa».

Além destas sugestões, o livro pretende, também, ser um guia de bem-estar, incluindo propostas de exercício e meditação, já que Maria do Céu acredita que «a beleza é muito mais do que a aplicação de tratamentos para os cuidados do corpo. A beleza, na realidade, é uma atitude holística e integrada, que acima de tudo pressupõe autoestima, autovalor, autoconfiança, humanidade, solidariedade, inclusão e aceitação», explica.

E uma oportunidade de fortalecer laços, acrescente-se: tal como a bisavó e a mãe fizeram, antes dela, hoje é Maria do Céu quem partilha com as três filhas as rotinas que a ajudam a ser mais bonita por fora e por dentro. Uma herança valiosa, agora ao alcance de todos.

 


Veja também: «Cozinha: laboratório de beleza»



MÁSCARA REGENERANTE PARA OLHOS

Ingredientes: 2 saquinhos de chá preto, . papaia, 1 gema de ovo, 1 gota de óleo essencial de alecrim, 1 gota de óleo essencial de alfazema e 1 colher de chá de mel.

Coloque os saquinhos de chá em pouca agua e guarde-os no congelador. Reduza a papaia a puré e misture-a com a gema passada pelo coador, o mel e os óleos. Mexa muito bem ate obter uma pasta uniforme. Aplique-a sobre os olhos e sobre ela os saquinhos de chá congelados. Deixe atuar 30 minutos e retire com agua fria.

ESFOLIANTE PARA TODOS OS TIPOS DE PELE

Ingredientes: 1 papaia e 200 g de açúcar mascavado ou cristal.

A papaia e o açúcar são uma excelente opção para esfoliar qualquer tipo de pele, já que a sua ação permite, além de uma limpeza em profundidade, hidratar e nutrir. Reduza a papaia a puré e misture-o com o açúcar até obter uma pasta homogénea. Não mexa muito para não dissolver demasiado o açúcar. Aplique no rosto com movimentos circulares, esfoliando bem. Retire com água morna. Finalize com um tónico facial ou loção adstringente (regula a oleosidade da pele) à base de plantas ou flores, de acordo com o seu tipo de pele.

ESFOLIANTE HIDRATANTE PARA O CORPO

Ingredientes: 2 colheres de sal marinho e 100 ml de azeite.

Se puder, escolha sal rosa dos Himalais e evite o sal grosso, que é mais agressivo para a pele. Junte o sal marinho ao azeite e misture bem. Massaje a pasta na pele seca. Comece pelos pés com movimentos circulares e vá subindo, massajado todo o corpo. Dê particular atenção às zonas mais ásperas, como os joelhos, os cotovelos e os calcanhares. A pele fica limpa, hidratada e lisa, ao mesmo tempo que a circulação sanguínea é estimulada, o que provoca a diminuição do edema e constitui uma das melhores ferramentas para controlar a celulite. Se não gostar de azeite nem de sal, experimente uma chávena de chá de óleo de amêndoas doces (ou alfazema) com duas a três colheres de açúcar. Nesta combinação, o truque é misturar os ingredientes e aplicá-los imediatamente, para que o açúcar não se dissolva. No rosto tenha cuidado para não agredir a pele, mas no corpo friccione de forma suave mas firme. A seguir à esfoliação tome banho com água tépida.

TRATAMENTO HIDRATANTE PARA O CABELO

Ingredientes: 2 colheres de sopa de óleo de linhaça, 1 abacate, 2 gotas de sumo de limão, 1 clara em castelo e papel de alumínio.

O abacate deve ser reduzido a puré com as gotas de limão, para evitar que oxide; junta‑se a clara de ovo em castelo, de forma a obter um creme uniforme. Primeiro, aplique o óleo de linhaça no cabelo lavado e seco no sentido do seu comprimento, massajando madeixa a madeixa (este óleo forma uma película de proteção no cabelo, que mantém a humidade imprescindível à sua saúde). De seguida, aplique a máscara de abacate e envolva a cabeça em papel de alumínio. Deixe atuar cerca de 40 minutos e lave o cabelo apenas com amaciador. Pode alternar este tratamento substituindo a clara por uma gema coada e o óleo de linhaça pelo de amêndoas doces e realizar os mesmos passos. Intercale estes dois tratamentos, pois assim está a fornecer maior variedade de princípios ativos fundamentais para uma recuperação mais rápida da saúde e da beleza do cabelo seco. Muito hidratante, nutritiva e regeneradora é a mascara seguinte.