Raviólis de beterraba

Nesta receita, a beterraba assume todo o protagonismo e sabor. Afinal, nem só de massa se fazem os raviólis. 

INGREDIENTES: 3 beterrabas, 1/2 chávena de azeite, 1/2 chávena de manjericão fresco, 1 c. chá de vinagre balsâmico. Ricotta de manjericão: 1 chávena de nozes de macadâmia, 1 chávena de cajus crus, 1 dente de alho, 1 c. sopa de levedura nutricional (opcional), 2 c. sopa de azeite, sumo de 1 limão, 3/4 chávena de manjericão cortado em tiras.

Comece pelos raviólis, colocando todos os ingredientes , exceto as beterrabas, no robot de cozinha. Bata até obter um azeite de manjericão. Corte as beterrabas em rodelas finas usando uma mandolina ou uma faca afiada. Disponha as rodelas num prato, regue com o azeite de manjericão, polvilhe com flor de sal e deixe a marinar.

Para o recheio, junte na tigela do robot todos os ingredientes, exceto o manjericão. Bata até obter uma pasta cremosa. Tempere com sal, junte o manjericão e volte a bater por um segundo.

Num prato coloque uma fatia de beterraba. Cubra-a com uma colherada do recheio e remate com outra fatia de beterraba. se desejar, pressione com os dedos em torno do recheio para criar um ravióli fechado. Repita até usar todos os ingredientes. Sirva com mais um pouco de azeite de manjericão.

*Mafalda Pinto Leite é autora do livro Cozinha Saudável: Beleza, Felicidade e Bem-Estar (Porto Editora), 22 euros.