Quem vem este ano ao Folio?

De 22 de setembro a 2 de outubro, todos os caminhos vão dar a Óbidos. Palco de mais uma edição do Folio, a velha vila medieval volta a receber autores portugueses e estrangeiros, entre eles um Prémio Nobel da Literatura.

Depois de uma primeira edição que superou todas as expetativas, a Câmara Municipal de Óbidos volta a repetir a receita de sucesso, trazendo a Portugal dezenas de autores e criadores para mais um Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos.

Do leque de convidados destaca-se um nome: Vidiadhar Surajprasad Naipaul. O escritor britânico-caribenho, Nobel da Literatura em 2001, vai amanhã participar numa discussão sobre Utopia, o clássico de Thomas More publicado pela primeira vez em 1516. Aliás, todo o festival literário será dedicado a esta obra – haverá, inclusive, uma leitura do livro comentada pelo historiador Rui Tavares.


Leia também a entrevista exclusiva a V. S. Naipaul.


O islandês Jón Kalman Stefánsson, autor de Paraíso e Inferno, publicado em 2007 e considerado pela crítica como o melhor romance islandês dos últimos anos; o britânico Salman Rushdie, vencedor do Booker Prize, em 1981, com o romance Filhos da Meia-Noite; o mexicano Juan Pablo Villalobos, autor de Festa no Covil e tido como um dos grandes autores da literatura mexicana; e a luso-angolana Djaimilia Pereira de Almeida, investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia e autora de Esse Cabelo, galardoado com Prémio Novos Literatura 2016, são outros nomes que reforçam a mundialização das letras nesta segunda edição do Folio. Entre os escritores portugueses destacam-se figuras como Miguel Sousa Tavares, Inês Pedrosa, Rui Cardoso Martins, Gonçalo M. Tavares e Afonso Cruz.


Leia também: «Escritores sempre em viagem»


As iniciativas culturais do Folio vão além dos livros e literatura. Organizado em cinco capítulos – Folia, Folio Autores, Folio Educa, Folio Ilustra e Folio Paralelo -, o festival vai contar com cerca de 250 eventos, entre mesas de autor com escritores de todo o mundo, exposições, palestras, atuações musicais, instalações, espetáculos de teatro e exibições de filmes. Apesar de muitas iniciativas serem de entrada livre, há eventos, nomeadamente os concertos e as conversas com os autores nas mesas redondas, que requerem a compra de um bilhete (o custo varia entre 5 e 12 euros). A programação completa do festival pode ser consultada no site oficial do Folio.

Na próxima edição da Notícias Magazine (22 de setembro) fique a conhecer Mafalda Milhões, uma das curadoras do festival.