Prince

ai ficar a saber já a seguir:

 

1. Por ser baixinho (tinha 1,58 metros), usava muitas vezes sapatos altos em palco para não parecer anão ao lado de algumas das cantoras com quem atuava. E costumava brincar com isso: «As pessoas dizem que uso saltos porque sou baixo, mas uso-os porque as mulheres gostam deles.»

2. Entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em março de 2004. Venceu o Brit Award de Artista a Solo Internacional em 1992, e depois novamente em 1993.

3. Foi votado o 28.º maior artista de sempre pela revista norte-americana Rolling Stone, que o considerou ainda o 33.º melhor guitarrista de todos os tempos.

4. Era um dos raros artistas que escrevia, compunha e produzia sozinho todas as suas músicas. Na maior parte dos álbuns também era ele quem tocava todos os instrumentos, exceto os de sopro.

5. O seu álbum Purple Rain (1984) vendeu 13 milhões de cópias nos EUA e valeu-lhe um Óscar da Academia para Melhor Banda Sonora (do filme Purple Rain, de Albert Magnoli). O single homónimo ainda hoje é dos que primeiro associamos a Prince.

6. Chegou uma hora atrasado à entrega dos Globos de Ouro de 2007, devido a um engarrafamento, e não estava presente quando o chamaram para receber o prémio de Melhor Canção pelo filme Happy Feet. Diante de um silêncio constrangedor, o colega Justin Timberlake subiu ao palco e recebeu-o por ele.

7. Depois de uma década a sofrer de dores nas ancas, em 2005 os médicos avisaram-no de que teria de ser submetido a duas substituições totais (artroplastias) devido a tantos anos de dança explosiva. Um problema, já que o facto de ser testemunha de Jeová o impedia de receber transfusões de sangue.

8. Na escola deram-lhe a alcunha de Gazoo, o homem verde do espaço na série de animação Os Flinstones, por ele ser franzino e ter um cabelo afro redondo e alto que lembrava o capacete da personagem.

9. Em 1997, um ano após ter-se casado com a dançarina da sua banda Mayte Garcia, Prince perde o filho pouco depois do nascimento, vítima de uma doença rara nos ossos do crânio (síndroma de Pfeiffer). O casal não resistiu ao desgaste e separou-se no ano seguinte.

10. Era um grande fã da série New Girl (Jess e os Rapazes na FOX Life) e chegou mesmo a enviar um e-mail à protagonista, Zooey Deschanel, a dizer-lhe que na televisão só via o programa dela e os noticiários. Pediu-lhe ainda para ser convidado na série e gravou com Zooey um single intitulado FallInLove2Nite.