OPINIÃO

Porco de todas as maneiras

Assim, assado, frito, cozido…

Do porco, independentemente da forma como é cozinhado, tudo se aproveita e tudo se transforma num prato saboroso.

Tibornas de porco
Ingredientes: 200 g de torresmo prensado, 2 tomates, 1 dente de alho, 2 cebolas roxas, vinagre de vinho tinto, 3 colheres de sopa de sal, 3 colheres de sopa de açúcar e orégãos.

Corte as fatias de torresmo muito finas. Apare-as para que fiquem com o tamanho desejado e coloque-as numa frigideira em lume brando, sem gordura. Deixe o torresmo tostar de ambos os lados e retire, com uma espátula, assim que estiverem secas e estaladiças. Coloque em papel absorvente até arrefecerem. Corte o tomate em quartos, retire o coração e corte em cubinhos, misture com o alho picado e um fio de azeite. Descasque as cebolas e corte-as em gomos finos, junte o sal misturado com o açúcar e cubra com vinagre. O ideal é deixar a cebola macerar de um dia para o outro para absorver bem os sabores. Num prato coloque o crocante, por cima o tomate e por fim a cebola roxa, escorrida. Polvilhe com orégãos secos e sirva de imediato.
4 PESSOAS / 20 MIN. / ECONÓMICO

nm1241_receitas03

Bochechas de porco estufadas em vinho tinto
Ingredientes: 6 bochechas de porco, vinho tinto, vinho branco, 1 cebola grande picada, 2 dentes de alho picados, 1 cenoura picada, 1 colher de sopa de banha de porco

Num tacho, derreta a banha, junte o alho e a cebola e deixe refogar. Sele as bochechas na gordura do refogado, acrescente a cenoura, e deixe por um minuto ou dois. Junte o vinho branco e o vinho tinto misturado com um pouco de água até cobrir as bochechas e deixe estufar, lentamente, cerca de duas horas.
4 PESSOAS / 2 HORAS / ECONÓMICO

nm1241_receitas02

Pezinhos de coentrada
Ingredientes: 3 pés de porco, água, sal, azeite, 2 dentes de alho, pimenta, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto e coentros.

Cozinhe os pés cobertos de água temperada com sal durante cerca de duas horas, até que a carne se separe dos ossos. Depois de cozidos escorra-os e desosse-os. Num fio de azeite, refogue o alho picado, coloque os pezinhos desossados, um pouco da água da cozedura, o vinagre e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar até reduzir. Junte coentros picados a gosto e sirva quente.
4 PESSOAS / 2H30 / ECONÓMICO

nm1241_receitas04

Cachaço à colher
Ingredientes: 1 cachaço de porco com cerca de 1,800 kg, 200 g de sal grosso, 200 g de açúcar, raspa de 1 laranja, 1 limão e 1 lima.
Guarnições: folhas de alface, arroz branco solto, gengibre fresco laminado, malagueta vermelha fresca laminada, alho francês em tirinhas, cenoura em palitos finos, rebentos de soja, pickles caseiros, molho agridoce, maionese de alho, molho do assado, aioli de coentros ou hortelã.

Misture o sal, o açúcar e as raspas dos citrinos e envolva bem a carne nesta mistura, retire o excesso e embrulhe em película aderente. Deixe repousar durante 12 horas no frigorífico. Aqueça bem a frigideira, junte um fio de azeite e sele a peça, até que fique ligeiramente tostada e o açúcar da marinada caramelize. Em seguida coloque o cachaço num tabuleiro e leve ao forno a 150ºC durante seis horas. É importante ir humedecendo a carne com os próprios sucos e, se necessário, junte um pouco de vinho branco. Após a carne atingir o ponto de cozedura, retire e sirva quente, com os restantes acompanhamentos. Cada um retira um pouco de carne com uma colher, coloca na folha de alface, com um pouco de arroz, as guarnições e o molho que desejar, enrola a alface e come.
8 PESSOAS / 6 HORAS / ECONÓMICO

Adriana Freire
Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens