OPINIÃO

Para dias longos e perfeitos

Receitas mais fáceis não há. E boas!

150 receitas para tornar um pequeno-almoço de fim de semana num banquete saudável e simples de preparar.

Estão todas compiladas no livro Brunch (ed. Casa das Letras).

Clafoutis com tomate assado e queijo
Ingredientes: 4 ovos, 150 g de tomate-cereja, 2 c. sopa de farinha maizena, 2 dentes de alho, 1 c. de sobremesa de orégãos, 3 c. sopa de azeite, sal e pimenta a gosto, 80 ml de leite de coco, 80 g de queijo parmesão fresco ralado, manjericão fresco.

Pré-aqueça o forno a 180° C. Coloque os tomates e os alhos previamente esmagados num pirex, regue com o azeite e tempere com sal e pimenta. Leve a assar durante 30 minutos. Retire do forno e reserve. Numa tigela, junte os ovos, o leite de coco, a farinha maizena e o queijo ralado, e misture bem, tempere com sal e pimenta e adicione o manjericão cortado em tiras finas. Numa assadeira que possa ir à mesa coloque os tomates e molho que tiverem, e cubra com a mistura dos ovos. Leve ao forno durante 25 minutos ou até ganhar uma bonita cor dourada. Polvilhe com orégãos e sirva imediatamente.
2 PESSOAS

NM1236_Receitas01

Romã on the rocks
Ingredientes: 3 romãs, 50 g de açúcar, sumo de 1 limão, 1 limão cortado às rodelas, ½ raiz de gengibre média, água com gás ou vodca a gosto, cubos de gelo a gosto.

Descasque as romãs e reduza a sumo. Leve uma caçarola ao lume com o sumo das romãs, o açúcar, o gengibre ralado e o sumo de um limão. Deixe dissolver o açúcar até formar um syrup. Retire do lume, deixe arrefecer e passe por um coador. Coloque o syrup num jarro, adicione a água com gás, as rodelas de limão e bagas de romã. Sirva. Se preferir, distribua o syrup por copos, adicione a vodca, as rodelas de limão e muito gelo.
2 PESSOAS

NM1236_Receitas03

Tarte de espargos verdes com queijo
Ingredientes: 1 molho de espargos verdes com os pés cortados, 1 pacote de massa folhada pré-preparada, 100 g de queijo Emmental, 80 g de queijo da ilha, 3 c. de sopa de azeite, sal grosso e pimenta preta moída na altura, a gosto.

Pré-aqueça o forno a 180° C. Numa tigela misture os dois queijos. Polvilhe uma superfície com um pouco de farinha e, com um rolo da massa, estenda a massa folhada.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Corte a massa à medida deste e, com um garfo, pique-a. Estenda o resto da massa que sobrar e corte tiras finas para colocar nos bordos da massa, para fazer uma espécie de moldura. Fixe os lados para não se descolar durante a cozedura. Encha o interior com metade da mistura dos queijos, por cima disponha os espargos, coloque o resto do queijo e regue com o azeite. Leve ao forno até a massa dourar, durante aproximadamente 15 minutos. Retire do forno e salpique com sal grosso e pimenta moída na hora de servir.
4 PESSOAS

NM1236_Receitas02

Sanduíches grelhadas de queijo de cabra, agrião e mirtilos caramelizados
Ingredientes: 2 pães tipo vianinhas, 1 queijo de cabra fresco em rolo cortado às rodelas, ½ chávena de mirtilos frescos ou congelados, 1 c. de sobremesa de vinagre balsâmico, 1 c. de sopa bem cheia de açúcar amarelo, 2 c. de sopa de manteiga derretida, folhas de agrião a gosto.

Preparação do molho: leve a lume médio uma panela pequena onde se colocaram os mirtilos, o vinagre e o açúcar, vá mexendo e deixe reduzir durante uns minutos. Escorra o excesso de líquido que se formou e reserve os mirtilos caramelizados. Preparação das sanduíches: corte os pães ao meio, sobre a metade de baixo coloque as rodelas de queijo, seguidas de folhas de agrião, mais uma camada de rodelas de queijo, os mirtilos caramelizados e termine com outra metade de pão. Pincele a parte de cima do pão com a manteiga derretida e leve ao forno pré-aquecido a 180° C. Sirva. Pode acompanhar com uma salada verde.
2 PESSOAS

Receitas Cláudia S. Villax
Fotografia: Food, People & Design