Marmitas para toda a família

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Receitas descomplicadas que se preparam num instante.

A poucos dias do arranque do ano letivo, receitas fáceis de preparar, ideais para os miúdos levarem para a escola no dia seguinte, e para os pais levarem para o trabalho.

ROLOS DE PEIXE

INGREDIENTES: 4 filetes de pescada, folhas de espinafre, 4 fatias de queijo cheddar, 1 dl de natas, limão, queijo parmesão ralado e sal fino.

Além de pescada pode usar outro peixe que dê para cortar em filetes finos como, por exemplo, linguado. Escalde ligeiramente os espinafres e ponha a escorrer. Seque os filetes com papel absorvente e tempere-os com sal fino. Por cima de cada um coloque uma camada de espinafres e uma fatia de queijo cheddar. Enrole o filete e prenda com um palito. Num pequeno tabuleiro disponha os filetes enrolados, as natas, temperadas com sal e umas gotas de sumo de limão e um pouco de queijo ralado. Leve ao forno, pré-aquecido, a 200Oc por cerca de 15 minutos. Pode ser consumido frio ou aquecido.

MASSA COM LEGUMES

INGREDIENTES: 200 g de farfalle, 1 cebola pequena, 1 dente de alho picado, 2 c. de sopa de azeite, 1 lata de tomate pelado pequena, 1 curgete, 100 g de ervilhas, 1 dl de natas, queijo parmesão ralado e sal.

Coza a massa de acordo com as instruções da embalagem, em água abundante, temperada com sal. Pode usar esparguete, tagliatelli ou outra que seja do agrado das crianças. Corte a curgete em cubinhos, mantendo a casca. Pique a cebola e o alho e leve a refogar no azeite. Assim que a cebola começar a alourar, junte o tomate pelado e tempere com sal. Deixe cerca de 15 minutos, se necessário adicione um pouco de água. Retire do lume e triture. Leve o molho de tomate de novo ao lume e junte a curgete e as ervilhas; pode usar outros legumes, cenoura, brócolos, etc. Deixe cerca de cinco minutos, até cozerem, e, por fim, acrescente as natas. Misture este preparado com a pasta e o parmesão ralado, a gosto. Pode ser consumida fria ou depois de aquecida.

 

SALMÃO MARINADO

INGREDIENTES: 2 lombos de salmão, 1 dente de alho, 1 c. de chá de gengibre fresco ralado, 1 c. de sopa de molho de soja, 1 c. de sopa de água, 1 c. de sopa de óleo de sésamo, 1 c. de chá de sumo de limão.

Pique o alho muito bem e misture-o com os restantes ingredientes. Coloque o preparado por cima do peixe e deixe a marinar cerca de 15 minutos. Pré-aqueça o forno a 200oC. Disponha o salmão num recipiente próprio para ir ao forno com o que restar da marinada por cima deste. Leve ao forno, por 15 minutos, até cozinhar, sem deixar que seque.

ARROZ FRITO

INGREDIENTES: 1 chávena de arroz basmati, 1 cebola pequena, 1 dente de alho, 1 folha de louro, 2 c. de sopa de azeite, 1 c. de sopa de açafrão-das-índias (curcuma), 1 c. de chá de coentros em pó, 2 chávenas de caldo de legumes, 1 chávena de ervilhas, 1 lata pequena de milho, agrião, 6 ovos de codorniz.

Coza os ovos cobertos de água a que adicionou um pouco de vinagre. Pique a cebola e o alho e leve a refogar no azeite. Junte o açafrão-das-índias e os coentros e deixe por um minuto. Em seguida, junte o arroz, mexa e deixe mais um minutos. Por fim, junte o caldo de vegetais e as ervilhas. Tempere com sal, tape o tacho e deixe, em lume brando, até cozer o arroz. Depois de frio, junte agrião a gosto e os ovos de codorniz.

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