Leiloar a prata para vencer o cancro

O lançador de disco polaco Piotr Malachowski está a leiloar a medalha de prata que ganhou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para ajudar Olek Szymanski, um menino com cancro.

Piort Malachowshi acredita que uma medalha olímpica pode salvar uma vida. Com o intuito de ajudar uma criança a vencer um cancro, o atleta polaco está a leiloar a medalha de prata que conquistou nas provas de lançamento de disco no Rio2016. «No Rio eu lutei pelo ouro. Hoje, apelo a todos a todas as pessoas – vamos lutar juntos por algo que é ainda mais valioso, a saúde deste menino fantástico», escreveu o atleta na sua página de Facebook.

Na publicação feita na rede social, o atleta conta que logo após a sua prestação nos Jogos Olímpicos recebeu um pedido de ajuda por parte da mãe do menino em questão, Olek Szymanski, de três anos, vítima de um retinoblastoma, um tumor maligno na retina. A criança está a ser apoiada por uma fundação polaca mas a família precisa de outros apoios, pois não tem forma de pagar o tratamento que pode salvar a vida do pequeno Olek.

Piotr Malachowski prontificou-se a agir e decidiu vender a sua medalha de prata num leilão solidário. «Ajudem-me a transformar a minha prata em algo mais valioso que o ouro», pediu o atleta de 33 anos. Com esta ação, Malachowski espera angariar os fundos necessários – 126 mil dólares (cerca de 100 mil euros) – que possibilitem pagar as deslocações e os tratamentos para curar Olek Szymanski. Se a missão for bem sucedida, a criança polaca receberá um tratamento em Nova Iorque, na clínica do oncologista David Abramson.