OPINIÃO

Jogo de olhares

Os olhos são a janela da alma?

Talvez. Mas para um olhar inesquecível é preciso ampliar os cuidados e tratar, também, das pestanas e sobrancelhas que o emolduram. Conheça as tendências para este ano e os truques para conseguir um olhar mais bonito de forma muito simples.

Longas e dramáticas, elegantes, discretas, as pestanas influenciam o nosso olhar – a forma como os nossos olhos são vistos pelos outros. Não é por acaso que a máscara (rímel) é um dos básicos mais adorados do mundo da maquilhagem.

As pestanas podem ser as melhores amigas de um olhar sedutor, mas, como são muito sensíveis, precisam de cuidados especiais. No topo da lista dos cuidados surge a necessidade de remover a máscara e a maquilhagem dos olhos, todos os dias. Utilize um desmaquilhador específico para esta zona, suave e sem álcool, tendo cuidado ao aplicá-lo de modo a não puxar e arrancar as pestanas.

Hidratá-las também é importante, utilizando, por exemplo, vaselina. Mas existem alguns produtos específicos que, como Sandra Almeida, maquilhadora profissional e responsável pelo Atelier Room B (facebook. com/AtelierRoomB), explica, podem fazer a diferença. «Para quem adora pestanas com muitas camadas de máscara, utilizar antes um primer de pestanas que as proteja. É um investimento que compensa porque, no final do dia, as pestanas estão fortificadas em vez de enfraquecidas.»

A maquilhadora sugere o primer They’re Real, da Benefit. «As “pestanas incríveis” são a novidade nas tendências primavera/verão 2016. As manequins das semanas de moda foram maquilhadas com muitas camadas de máscara, com inspiração na Twiggy. Em alguns desfiles pareciam o Eduardo Mãos de Tesoura! Até pestanas postiças foram aplicadas, o que não é muito frequente nos desfiles…

O truque para reproduzir esta tendência no dia-a-dia é usar uma máscara que dê volume e, como todas as marcas estão muito atentas às necessidades do mercado, há muita coisa nova. As mais recentes têm uma escova curvada e a maioria tem na composição vitaminas que protegem as pestanas, como a nova máscara da Sisley Paris, Roller Lash da Benefit ou a máscara da H&M.»

Tal como as pestanas, também as sobrancelhas desempenham um papel fundamental no rosto. «Sobrancelhas bem arranjadas conseguem dar um ar mais jovem ao rosto e valorizar o formato natural dos olhos. Depiladas por profissionais, até podem ajudar a levantar uns olhos descaídos», diz Sandra Almeida. Para isso, é boa ideia fazer uma consulta de sobrancelhas. «O preço compensa o resultado final e o tempo que duram arranjadas.»

Para quem preferir arranjar as sobrancelhas em casa, é conveniente estar a par das tendências para este ano: «Sobrancelhas mais espessas e, em vez do formato arqueado, mais direitas.» Como conseguir este resultado em casa? «O produto ideal para intensificar e encher a sobrancelha de maneira a que ela fique mais espessa é o lápis de sobrancelhas, porque é fácil de aplicar e nunca fica muito forte. E é fácil de corrigir com um cotonete no caso de engano.

Outro produto essencial é o gel de sobrancelhas. À base de água, não se sente nem deixa textura e pode ser aplicado sozinho, só para pentear e fixar, ou depois do lápis. Invista numa boa pinça (a marca mais recomendada pelos profissionais é a Tweezerman), capaz de arrancar o pelo pela raiz.»

PASSO A PASSO
Como modelar as sobrancelhas em casa. Sugestões de Ana Barrinho, Market Communication Coordinator da Oriflame.

Formato
Encoste um lápis ao canto externo da narina, na vertical, e encontre o ponto inicial da sobrancelha. Incline o lápis sobre a pupila, ainda encostado ao canto da narina, para encontrar o ponto mais elevado. E incline-o até ao canto externo do olho. «Verifique as zonas a melhorar, molde-as com a pinça e escove as sobrancelhas.»

Preenchimento
«Preencha as falhas, começando no arco. Isto permite dar forma e verificar o quanto necessita de ser preenchido. Não precisa de exagerar na cor.»

Gel de sobrancelhas
«Finalize com um gel ou cera para esse efeito, que fixa a forma da sobrancelha e a sombra de preenchimento em pó.» Para um resultado perfeito, a Oriflame sugere o kit compacto de sobrancelhas The One 13.

Laura Patrício
Produção: Rute Cruz